Notícias

21/05/2019 - WhatsApp adiciona alerta em SMS de ativação para evitar que usuários caiam em golpes

Mudança orienta usuário a 'não compartilhar' o código de seis dígitos para não ter seu número de WhatsApp roubado.

O WhatsApp anunciou uma alteração no texto do torpedo SMS enviado com o código de seis dígitos necessário para associar o aplicativo a um número telefônico. A partir de agora, a mensagem inclui um aviso: "não compartilhe esse código". Segundo o WhatsApp, o texto novo já está valendo para usuários de Android e logo será incluído nas mensagens para iOS.

A mudança tem o intuito de coibir os golpes em que criminosos inventam algum pretexto para convencer uma vítima a fornecer o código de ativação do WhatsApp. Esses números devem ser digitados na tela de ativação do WhatsApp quando uma nova sessão é iniciada.

Quando alguém cai nesses golpes, a vítima é desconectada da sessão anterior do WhatsApp, pois o aplicativo não permite que dois aparelhos ativem o mesmo número ao mesmo tempo.

Os golpistas normalmente ativam a verificação em duas etapas para impedir que o verdadeiro dono do número reative o aplicativo pelo próprio aparelho. Enquanto isso, eles enviam mensagens para os contatos da vítima solicitando dinheiro.

Para quem foi vítima dessa fraude, o WhatsApp recomenda tentar reativar o aplicativo. Se a reativação for bem-sucedida, o golpista será desconectado da conta. Não sendo isso possível, a empresa recomenda notificar os amigos e a família.

"Muitos golpistas usam sua lista de contatos para solicitar informações sigilosas e pedir depósitos em dinheiro. Se sua conta for violada, entre em contato com pessoas próximas para que ninguém possa se passar por você", explicou o WhatsApp em nota.

A empresa também destacou que a criptografia do aplicativo não é comprometida por essas fraudes, protegendo qualquer mensagem enviada ou recebida anteriormente. Quem precisar de auxílio pode entrar em contato com o suporte técnico pelo e-mail support@whatsapp.com.

Quem ainda não foi vítima ou quer se prevenir de novos ataques deve ativar a verificação em duas etapas. Com ela, além do código recebido por SMS, é preciso fornecer uma senha, que terá de ser fornecido junto com o código para ativar uma nova sessão do aplicativo.


Fonte: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/blog/altieres-rohr/post/2019/05/21/whatsapp-adiciona-alerta-em-sms-de-ativacao-para-evitar-que-usuarios-caiam-em-golpes.ghtml



Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Gmail



voltar



ATENDIMENTO


Entre em contato conosco por telefone, formulário, e-mail, WhatsApp, chatbot ou pelas nossas redes sociais para saber mais sobre nossos serviços.

Garanta a melhor solução de atendimento para o seu negócio!

0800 606 6047