Notícias

20/05/2017 - Telegram adiciona pagamentos com bots

Os usuários do Telegram em breve poderão fazer pagamentos dentro do aplicativo de mensagens em um bate-papo com um robô. A empresa disponibilizou uma API de pagamentos para que a funcionalidade seja integrada a qualquer chatbot no Telegram. Assim, será possível encomendar uma pizza, chamar um táxi ou fazer compras de bens virtuais usando cartão de crédito por meio de uma conversa.

Para testar, o Telegram pôs no ar um robô chamado Shopbot (@shopbot). Através dele é possível fazer uma transação fictícia (no caso, a encomenda de uma máquina do tempo) para saber como funciona o processo. O usuário informa os dados para entrega da mercadoria, fornece o número do cartão (neste exemplo, usa-se um número inexistente sugerido pelo Telegram) e depois aperta o botão pagar. Se a conta for protegida com verificação em duas etapas, os dados do cartão podem ser salvos para serem usados em outras compras futuras, com apenas dois cliques.

O Telegram ressalta que não armazena os dados dos cartões: vai atuar apenas como um mensageiro entre as partes (consumidor, gateway de pagamento e comerciante) e não vai cobrar qualquer taxa por isso. Desta forma, a empresa se exime de tratar qualquer queixa referente a pagamentos ou entregas.

No momento, o Stripe foi o primeiro provedor de pagamento integrado ao Telegram. Mas outros serão adicionados em breve, como RazorPay, FlutterWave e PaymentWall. Também é possível pagar com sistemas de pagamento Android Pay e Apple Pay.

Uma apresentação da novidade está disponível em inglês para desenvolvedores neste link. E a API pode ser acessada neste outro link.

Análise

A inclusão de funcionalidade de pagamento é uma tendência mundial em aplicativos de mensagens. Começou pela Ásia, com WeChat, Line e Kakao, e chegou recentemente aos EUA, com o Facebook Messenger. O Telegram agora disponibiliza a novidade para o mundo todo, incluindo o Brasil. Não se sabe quando o rival Messenger trará sua funcionalidade de pagamentos para o País e não há previsão de nada parecido para o WhatsApp até agora, nem mesmo bots.

De acordo com a mais recente edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria no Brasil, 14,7% dos internautas brasileiros com smartphone possuem o Telegram instalado. Dentre eles, 47,8% fazem uso do mensageiro todo dia ou quase todo dia.



Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp



voltar

Whatsapp da Doctor SAC


Central de Atendimento Doctor SAC


Entre em contato por telefone, WhatsApp, chatbot, e-mail, formulário ou redes sociais para conhecer nossas soluções em atendimento.

Garanta a melhor solução de atendimento para o seu negócio!

0800 606 6047



YouTube linkedin instagram twitter facebook