Meios de comunicação que pareciam defasados estão se tornando atração por novas tecnologias, novas ideias e novos serviços
SMS e o correio de voz são tecnologias antigas que foram substituídas por novas alternativas. Os usuários foram levados a acreditar, por exemplo, que o SMS foi deixado para trás por empresas após o desenvolvimento de ferramentas de colaboração em equipe.
Embora seja verdade que o número de mensagens SMS atingiu o pico em 2011, quando 2,3 trilhões de mensagens foram enviadas nos Estados Unidos, a atividade de SMS hoje ainda é maior do que se espera.
O líder entre as ferramentas de colaboração tem três milhões de usuários ativos. Cerca de seis bilhões de pessoas têm acesso a SMS. Isso significa que 99,5% das pessoas que têm SMS não são usuários pagos da ferramenta.
O Google se tornou mais agressivo ultimamente promovendo o RCS (Rich Communication Services) - com a marca "Chat" - como substituto do SMS. As mensagens enviadas via RCS usando o aplicativo Android Message do Google são chamadas de "mensagens de chat". O serviço é fornecido por operadoras que usam os padrões RCS, mas funciona muito como os aplicativos de mensagens.
A maioria das pessoas obterá a funcionalidade de bate-papo de suas operadoras nos próximos anos. No entanto, o SMS ainda é um meio extremamente poderoso para os negócios.
Uma maneira de o uso de SMS ter sido ampliado e flexibilizado é que ele não é mais a exclusividade dos telefones celulares. Uma extensão do Chrome chamada Enviar seu e-mail para SMS, do CloudHQ, permite enviar e receber mensagens SMS no Gmail.
Depois de instalar a extensão e fazer uma configuração simples, o usuário pode escolher alguém dos seus Contatos do Google e enviar a essa pessoa um "e-mail" do Gmail, que chega no telefone do contato como um SMS.
O usuário também pode dizer à extensão para enviar um e-mail via SMS se ele for de uma pessoa específica ou se contiver uma palavra ou frase específica na linha de assunto. Ele envia o email inteiro, não apenas um resumo ou link.
As empresas estão usando o SMS para romper o ruído do e-mail e da fadiga de notificação do aplicativo. Por exemplo, uma startup do Vale do Silício chamada The Nudge ajuda os usuários a interromper o vício de tela com dicas úteis sobre eventos e atividades que não envolvem o uso de um telefone ou laptop, todos entregues por SMS.
E o marketing de SMS é um grande negócio por ser uma maneira melhor e mais eficaz de chegar ao cliente. Cerca de 82% de todos os usuários de smartphones entrevistados disseram que abrem todos os SMS enviados para eles. As taxas de abertura de email permanecem nas porcentagens baixas de um dígito.
Algumas grandes empresas corporativas estão adicionando novos e poderosos serviços relacionados ao SMS. A Oracle anunciou que está adicionando um mercado agregador de SMS à sua plataforma de marketing Responsys B2C. É chamado de SMS Public Aggregator Network (SPAN).
Correio de voz retornando
O principal problema com o correio de voz sempre foi que, embora seja uma maneira fácil de enviar uma mensagem, sempre foi incômodo para o destinatário. Mas a nova tecnologia (especialmente a transcrição automática) mantém a facilidade de envio, ao mesmo tempo que melhora a facilidade de recebimento.
Muitas pessoas usam serviços como o Google Voice, que, entre outras coisas, transcreve mensagens de voz em texto e as envia para sua caixa de entrada de e-mail.
Um serviço chamado JMP, por exemplo, permite escolher um número de telefone para distribuir para as pessoas em reuniões de negócios. Mas o número nunca toca em um telefone. Ele apenas aceita correio de voz, que é então transcrito e enviado via e-mail.
Recentemente, o Google decidiu usar o correio de voz para chamadas suspeitas de spam. A empresa lançou este mês uma versão beta do aplicativo Google Phone, que é o discador de telefone padrão dos telefones do Google, como o Pixel e o Nexus. Quando o novo aplicativo suspeitar que uma chamada recebida é um scammer, um spammer ou um operador de telemarketing, ele não toca no telefone. Em vez disso, ele move o chamador diretamente para o correio de voz.
Até o Linkedin adotou o correio de voz. A empresa anunciou que os membros agora podem enviar mensagens de voz uns aos outros. As mensagens chegam como e-mail na caixa de entrada do Linkedin nos aplicativos móveis ou on-line.
Como eu sei que você vai receber a mensagem
A razão pela qual o SMS e o correio de voz ainda não são apenas relevantes, mas ressurgem é que todos os possuem. Nenhum serviço proprietário jamais corresponderá à universalidade do SMS ou do correio de voz.
Embora as alternativas ao SMS e ao correio de voz recebam toda a atenção da imprensa, a verdade é que todos têm acesso a essas abordagens antigas de comunicação são universais.
E agora o SMS e o correio de voz, que pareciam defasados, estão se tornando a nova atração por novas tecnologias, novas ideias e novos serviços.