O Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) liberou 14 milhões de reais para projetos de TI inovadores para telessaúde e telemedicina. Os recursos são destinados ao desenvolvimento de produtos, aplicativos e serviços que contribuam para o aumento da qualidade e eficiência das técnicas aplicadas na saúde a distância.
A verba virá do Fundo Setorial CT-Saúde e apoiará projetos que se enquadrem nas seguintes linhas temáticas: desenvolvimento de equipamentos e aplicativos voltados para a atenção a distância em saúde; desenvolvimento de aplicativos inovadores voltados à gestão dos serviços, com foco na segurança da informação e ferramentas inovadoras para capacitação em saúde em ambientes de telessaúde e telemedicina
As propostas devem atender a um ou mais objetivos, como a melhoria da assistência primária à saúde e do atendimento de doenças crônico-degenerativas, multiplicação do potencial de atendimento, aumento do índice de detecção precoce em patologias críticas; redução de morbidade e mortalidade; diminuição de deslocamentos dispensáveis de pacientes e de internações desnecessárias, além de redução do tempo médio das internações.
Os projetos a serem desenvolvidos de forma cooperativa entre empresas e Instituições de Ciência e Tecnologia, devem ser encaminhados, por meio eletrônico, até 4/9. A divulgação do resultado está prevista para 5/11. Mais informações estão no edital.
Fonte: COMPUTERWORLD