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25/04/2018 - Por que ignorar o mobile pode matar sua estratégia de Marketing Digital

Quantas vezes você checou o seu smartphone hoje? É provável que esta não seja a primeira, nem a última. Na verdade, é possível que você esteja lendo este artigo de um dispositivo móvel e faz boa parte das suas buscas na internet nele. Certamente seus prospects e clientes também.

Embora não seja uma grande novidade, é importante lembrar: no mundo, cerca de 1,2 bilhão de pessoas acessam a internet de seus dispositivos móveis. No Brasil, temos ainda uma peculiaridade: de acordo com o estudo TIC Domicílios 2016, divulgado em 2017, 46 milhões de brasileiros só acessam a internet pelo celular, fatia que corresponde a 43% dos usuários (eram 20% em 2014).

Quando falamos especificamente em ecommerce, há uma informação ainda mais relevante: a média de conversões em smartphones é 64% maior que a média em desktops.

Em um mundo interconectado e digital, a inclusão do conceito mobile-friendly na estratégia de Marketing Digital deixa de ser uma tendência e passa a ser a regra: quem não se preparar vai perder espaço no mercado e, consequentemente, clientes.

Abaixo, você vai entender o motivo:

1. 90% dos consumidores pesquisam na web antes de comprar
O número é de uma pesquisa realizada pela consultoria TNS Research International e deixa evidente a importância de uma presença digital forte. A pesquisa não aborda diretamente o volume dessas buscas via smartphone, mas se cruzarmos os dados de outros estudos e olharmos para o nosso comportamento enquanto consumidores, logo perceberemos que grande parte delas é feita no celular.

Quem nunca entrou em uma loja física e pesquisou o valor do produto na loja online ou na concorrência? Ou usou o smartphone para buscar mais informações sobre algum produto em vez do desktop?

Portanto, independentemente de sua empresa ter uma loja física ou virtual, apostar em uma estratégia mobile poderá contemplar todas as etapas da jornada de compra do seu público.

2. Usuários não compram quando a navegação é ruim
Quando você descobre que 30% dos consumidores abandonam uma compra se a experiência não está otimizada para smartphone, fica difícil não falar em responsividade e experiência do usuário.

Garantir a visualização correta das páginas da sua empresa, além de facilitar a navegação do usuário, vai ajudar no posicionamento orgânico do seu site, já que esse é um dos critérios para ranqueamento usados pelo Google.

Não ficou convencido? E se eu disser que 61% das pessoas têm uma melhor percepção das marcas quando elas oferecem uma boa experiência de navegação mobile?

Ao pensar no usuário mobile, você poderá evitar perda de tráfego e de vendas e melhorar a percepção das pessoas sobre a sua empresa. Que tal?

3. Sua audiência está procurando você
É muito provável que as pessoas estejam utilizando um dispositivo móvel para procurar por serviços ou produtos que sua empresa oferece. Na verdade, é o que fazem mais da metade dos usuários de internet: 60% de todas as buscas realizadas na Web acontecem por meio de celulares e tablets.

Se pensarmos em uma loja física, o potencial de alcance da sua marca pode estar sendo subaproveitado no mobile. Suponha, por exemplo, que sua empresa seja um restaurante tailandês em Florianópolis. Uma grande parte de seus clientes em potencial vai buscar no Google, em seus smartphones ou tablets, termos como restaurante tailandês em Florianópolis, ou serão ainda mais específicos, buscando por região ou bairro.

O princípio pode ser usado para qualquer tipo de negócio em qualquer lugar do mundo. Otimizar seu site para pesquisa local ou mesmo por geolocalização são ações de mobile marketing certeiras e ainda pouco exploradas.

Uma dica é verificar se você está listado no Google Meu Negócio com todas as informações relevantes do seu negócio, como localização, número de telefone e horário de funcionamento.

Quer anunciar de acordo com a localização do usuário? Invista na segmentação por geolocalização, que visa atrair apenas usuários que estejam próximos do estabelecimento comercial. Assim, você irá economizar no desenvolvimento de campanhas promocionais e, provavelmente, irá aumentar suas taxas de conversão.

4. O número de compras mobile está crescendo
Com o aumento no número de dispositivos móveis, a promessa de que mais consumidores passem a comprar online se torna cada vez mais real: 63% das pessoas esperam fazer mais compras em seus smartphones nos próximos anos.

No Brasil, o uso dos smartphones para compras online está crescendo também: 21.5% das transações online foram realizadas via dispositivos móveis, de acordo com o 35º relatório Webshoppers. Em 2015, o share do ecommerce foi de apenas 12%. Esse aumento é muito expressivo para que sua empresa ignore a oportunidade de atingir um público que ainda vai crescer muito.

5. Popularização dos aplicativos de mídias sociais
Muitos dos aplicativos que acessamos no cotidiano podem ser ótimas oportunidades de negócio para sua empresa. Estratégias de Marketing Digital que não consideram esses canais para comunicação simplesmente desconsideram o comportamento dos seus consumidores.

Se o seu público-alvo está em redes como Instagram e Facebook, por que não utilizar essas plataformas para construir um relacionamento próximo com seus clientes e também executar ações para aumentar a visibilidade da sua marca?

Estar presente nesses aplicativos faz sua marca presente no dia a dia dos usuários e abre mais uma porta para comunicação com sua empresa.

6. Comunicação mais ágil e assertiva com seu público
A comunicação com seu público pode ganhar agilidade quando pensada também para mobile. Se você não fica com seu aparelho próximo a você o dia inteiro, certamente está rodeado de pessoas que checam atualizações e notificações no celular várias vezes ao dia.

Sabendo disso, por que não informar seus clientes de promoções e descontos exclusivos via SMS, por exemplo?

Outra ferramenta pouco utilizada pelas marcas e que pode complementar e integrar estratégias outbound com as digitais é o QR code. O recurso pode ser impresso em papel e direciona pessoas para qualquer endereço da internet de forma rápida e segura

Um outro formato de conteúdo indicado para quem está sempre com o smartphone na mão é o áudio, no estilo podcast ou mesmo na gravação de artigos e audiobooks. Com as pessoas buscando formas de otimizar o tempo, ouvir um conteúdo de valor enquanto faz outra atividade está virando uma alternativa eficaz na busca pela atenção do usuário.

7. Maior engajamento e interação com o usuário
Quantos aplicativos você tem hoje no seu celular? E quantos utiliza com alta frequência? Se mesmo com um aplicativo próprio ainda é difícil engajar seu público, o que fazer então?

A aposta da Google tem um nome: Progressive Web Apps (ou PWAs). O benefício para o usuário é não precisar baixar um aplicativo e ter uma experiência similar.

O usuário começa acessando uma aba no navegador Chrome e o PWA vai se tornando progressivamente mais app, conforme engaja e interage, chegando ao ponto em que tem disponíveis funções que antes eram exclusivas de aplicativos nativos, como geolocalização, notificações e até uso offline.

Se depois dessas considerações você ainda não se convenceu de que deixar de pensar no mobile pode matar sua estratégia de Marketing Digital, lembre-se do que aconteceu com Kodak, Yahoo! e Nokia. Essas empresas não se adaptaram ao smartphone e perderam uma grande fatia do mercado.

Quando você olha para os lados e vê a maioria dos seus colegas e familiares com um celular na mão, os dados apresentados aqui servem apenas para confirmar uma percepção: não investir em mobile é reduzir as possibilidades de sucesso da sua estratégia de Marketing Digital.

Se você ainda não está fazendo, muito possivelmente seu concorrente já começou ou irá começar.

Que tal sair na frente?


Fonte: https://resultadosdigitais.com.br/blog/mobile-na-estrategia-de-marketing-digital/amp/?__twitter_impression=true



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