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11/03/2009 - Mercado de telecom no Brasil movimentou US$ 55,8 bi em 2008

O mercado de telecomunicações brasileiro faturou 55,8 bilhões de dólares em 2008 ou 7,4 bilhões de dólares acima do resultado de 2007, segundo dados da consultoria Pyramid Research.

Deste total, aproximadamente, 29,6 bilhões de dólares foram gerados por serviços de telefonia fixa, principalmente para empresas, que responderam por cerca de 40% a 45% deste montante - excluindo-se redes privadas administradas pelas próprias corporações.

No segmento corporativo, a telefonia fixa é a principal fonte de receita das teles, tanto em volume de assinantes quanto em receita. "A base de assinantes corporativos de telefonia móvel está por volta de 8% do total de telefones móveis no Brasil", contabiliza Fernando Faria, analista sênior da Pyramid Research, o que equivale a aproximadamente 12,1 milhões de usuários.

Faria ressalta que a tendência é que a telefonia móvel ganhe força no segmento corporativo em termos absolutos, mas não tenha um avanço significativo do ponto de vista percentual. Isso porque o potencial de crescimento do celular no Brasl está principalmente em classes mais baixas, como C e D, e no tráfego de dados.

De acordo com a análise, o crescimento do faturamento total do setor foi impulsionado pelo aumento da penetração de serviços de telefonia móvel e de serviços de dados por usuário. A taxa de penetração de telefonia celular no País passou de 65% em 2007 para 79% em 2008.

A expectativa da consultoria é que, em 2013, o Brasil tenha 222 milhões de telefones móveis, com penetração de 109%. A taxa de crescimento composta será de 7,9%.

A análise da Pyramid indica que o mercado como um todo chegará a 64 bilhões de dólares em 2013, com uma taxa de crescimento composta de 2,98% nos próximos cinco anos.
Fonte: COMPUTERWORLD



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