News

12/08/2009 - Especialistas apontam: empresas precisam aprender mais sobre IP

Durante o painel a próxima geração da comunicação unificada, realizado no evento Business over IP, executivos de quatro grande empresas afirmam que as corporações não devem se limitar na redução de custos para adotar tecnologia e devem se preparar para a comunicação sobre IP.

Com a presença dos executivos Sidney Breyer (Alog), Fausto Melo (Embratel), Carlos Brito (Nortel), José Fuentes Mollinero Jr. (Phillips Business Communication) e Gil Torquato (UOL Host), o público pode conferir como eles analisam as perspectivas e investimentos corporativos para o setor de TI no Brasil e quais os empecilhos ainda existentes. Durante a mesa de conversa, o foco principal foi em relação ao conceito de UC, cujos participantes frisaram a existência da falta de entendimento por parte das companhias, na questão de adotar o IP (internet Protocol) em suas operações.

Para os palestrantes, uma das alternativas de aprimoramento na gestão corporativa é com o uso da plataforma de cloud computer (computação em nuvem), que hoje consegue oferecer aos empresários rapidez e qualidade na comunicação sobre IP, além de mobilidade. Segundo José Fuentes , da Philips, hoje, mesmo que sua empresa tenha investido em um plataforma de cloud social, ela ainda vive um momento de aprendizado. As empresas precisam ter uma definição para investir em computação em nuvem. Senão , elas podem ter custos acima do planejado, diz.

Fausto Melo, da Embratel, enfatiza que atualmente a banda larga é uma banda que não limita as aplicações das empresas, ela deve oferecer uma arquitetura compatível para qualquer sistema de transmissão sobre IP. Para o executivo, os meios de comunicação devem oferecer mais facilidade para os profissionais e proporcionar qualidade de vida.

Porém, o que falta para as empresas inserirem o conceito de comunicação sobre IP em suas corporações? Existe planejamento para a implementação? Os profissionais estão preparados utilizar sistemas de data center virtual?

Segundo Gil Torquato, do UOL, as empresas devem discutir quais são as estruturas para suas necessidades e avaliar como IP, Rede serão favoráveis para reduzir os custos e melhorar os serviços. Além disso, precisa escolher uma solução que permita às pessoas integrar com todos os aplicativos, completa.

Carlos Brito, da Nortel, aponta que o aumento da utilização do cloud computer, forçou as operadoras a mudarem suas políticas de negócios. As companhias começaram a ver o que está sendo transportado e não o tipo de transporte, diz.

De acordo com Sidney Breyer, da Alog, as empresas devem se preocupar com sua produção e negócios e que os aplicativos em TI devem ser de responsabilidade dos profissionais do setor. As empresas são verticais e precisam vender. Por isso elas devem confiar nos serviços oferecidos pelas empresas, diz.

Os executivos concordam que a questão do uso da tecnologia deve ir além do âmbito financeiro. Precisa convergir para a produtividade e eficiência. O foco na redução de custos é muito restrito, temos que analisar na integração de toda a cadeia produtiva, diz Mollinero, da Philips. Conforme indica, o momento é ideal para aprendizado a fim de um melhor aproveitamento dos recursos.
Fonte: IPNEWS



Facebook Twitter LinkedIn Google+ WhatsApp Gmail Email Print



voltar



ATENDIMENTO

Estamos prontos para atender

Tenha a melhor solução para o seu negócio

Ligue: 0800 606 6047

(21)99973-5783

Fale conosco