News

08/12/2016 - Criptografia não garante segurança enquanto mensagens forem armazenadas, diz fundador do Kisapp

O aplicativo Kisapp (iOS) é um comunicador instantâneo que pretende se diferenciar pela segurança. Todas as mensagens trocadas nele são efêmeras, ou seja, se autodestroem após alguns segundos, tempo suficiente para serem lidas. Além disso, são criptografadas fim a fim, e não ficam armazenadas nos servidores da empresa. Screenshots da tela são bloqueados dentro do aplicativo. Disponível por enquanto apenas em iOS, ele será lançado em Android em 2017. O Kisapp no momento é gratuito, mas seu modelo de negócios pressupõe a cobrança do download no futuro – quem já o tiver instalado continuará usando de graça. Criado na Inglaterra por um ex-gerente de marketing da JCDecaux, Kevin Ansiau, Kisapp nasceu já com uma versão em português. O próprio fundador entrou em contato com Mobile Time para apresentar a novidade. Entrevistamos Ansiau por email para entender melhor seu modelo de negócios e planos para o Brasil. Leia abaixo a entrevista.

Mobile Time - Conte-me a história por trás do Kisapp. Como surgiu a ideia de criar esse app?

Tive a ideia anos atrás, quando era gerente de marketing da JCDecaux e ela foi amadurecendo aos poucos. A primeira razão para criá-lo é que eu queria um app que redefinisse o conceito de mensagens móveis, que fosse disruptivo em relação aos velhos e tradicionais serviços de comunicação instantânea que não evoluem há anos.

Um segundo motivo era desenvolver um mensageiro que fosse fácil de usar, mais eficiente, mais divertido, mais rápido e mais inteligente que qualquer outro. Queria que o serviço de mensageria fosse mais natural, mais próximo de uma conversa oral. Queria que fosse livre de todas as barreiras de comunicação atual decorrentes do fato de que tudo o que escrevemos fica armazenado para sempre, seja no seu telefone ou nos servidores de empresas.

Por fim, como objetivo principal, queria um mensageiro que realmente respeitasse a privacidade das pessoas e lhes desse o maior nível de segurança possível. Quando começamos o Kisapp, nenhum dos mensageiros mais populares eram seguros. O WhatsApp nem sequer tinha criptografia, e mesmo hoje não melhorou muito. Os dados dos usuários continuam inseguros, armazenados para sempre e trocados com propósitos comerciais. Entendemos que isto não está certo. É assustador. Na verdade, ainda que criptografados, nossos dados não estão de fato seguros enquanto estiverem armazenados para sempre em um aparelho ou servidor. Enquanto forem armazenados, permanecem em risco.

Portanto, Kisapp é fruto de uma longa e profunda análise do mercado atual e responde à maioria dessas questões.

Quantos usuários o Kisapp tem no mundo hoje?

Não focamos nessas métricas por enquanto. Kisapp acabou de ser lançado e o que mais importa agora é construir o melhor app de mensagens de todos os tempos e torná-lo disponível para todos.

Qual é o perfil médio do usuário do Kisapp? É um usuário corporativo? É jovem? Entendo que pelas suas regras de privacidade você não possa saber ao certo (o cadastro do Kisapp não exige nenhum tipo de informação pessoal, apenas o número celular), mas talvez imagine.

Como você disse, por causa das nossas medidas de segurança e privacidade, não conseguimos responder a essas perguntas. Todavia, sabemos que millennials adoram enviar mensagens efêmeras no Kisapp, pois desde o lançamento tivemos um incrível feedback nas mídias sociais por parte desse grupo. Por outro lado, homens de negócios, usuários corporativos e representantes de instituições governamentais demonstraram forte interesse no Kisapp como maneira de facilitar e garantir a segurança de sua comunicação diária, protegendo qualquer informação sensível que transmitam.

Por que decidiu criar uma versão em português para o Brasil? O que atraiu o Kisapp para o mercado brasileiro?

Queremos o Kisapp disponível para todos. Hoje estamos disponíveis em português do Brasil e não poderíamos estar mais entusiasmados com isso. Sabemos que apps de mensagens são importantes para o dia a dia dos brasileiros, e sabemos o quão profundamente eles valorizam seu direito a privacidade. Por isso estamos empolgados em tornar o Kisapp disponível de graça para qualquer pessoa no Brasil que queira experimentar o futuro das mensagens 100% efêmeras.

O mercado brasileiro de mensageria é dominado por WhatsApp, seguido pelo Fascebook Messenger. Por que os brasileiros migrariam para o Kisapp? Como pretende promover o app aqui?

Algumas pessoas vão trocar para o Kisapp pelas razões que mencionei anteriormente, enquanto outras talvez utilizem como um app de mensagens complementar. A verdade é que o futuro das mensagens reside na efemeridade das nossas conversas diárias. O que propomos como único não pode ser comparado com nenhum outro serviço, muito menos com WhatsApp ou Facebook Messenger. O WhatsApp não oferece mensagens que se autodestroem. Ele comercializa seus dados. E o mesmo acontece com o Facebook Messenger, que nem sequer criptografa as mensagens. Com Kisapp, de acordo com o conteúdo de cada mensagem, nosso algoritmo define um tempo ideal para a sua leitura antes de destruí-la para sempre. E o melhor é que você não precisa fazer nada para isso. Não precisa explorar submenus para ativar essa função. Ela é default: você escreve e manda as mensagens, enquanto a gente cuida do resto. É simples assim. Temos outras novidades por vir sobre as quais não posso dar detalhes, mas tenho certeza de que os brasileiros vão amá-las.

Quando terão uma versão para Android?

É uma das nossas prioridades. Estamos fazendo o máximo possível para lançá-la o quanto antes.

Até quando o Kisapp será gratuito? Como vai gerar receita?

O Kisapp continuará gratuito para todos os que o instalaram nesse período de gratuidade. O Kisapp é muito novo e estamos focados completamente no produto em si antes de pensar em dinheiro. Nosso objetivo é prover para as pessoas o melhor app possível. Mas tem uma coisa que nunca vamos modificar: não sabemos quem você é, nem com quem você fala, nem o que você fala, não armazenamos seus dados e nem vamos monetizar com eles.

Quais as suas projeções para 2017 em termos de quantidade de usuários no mundo e particularmente no Brasil?

Estamos trabalhando para levar o Kisapp para Android e PCs em 2017, o que vai fortalecer a nossa posição nos países onde estamos presentes. Queremos rapidamente nos tornar o app de mensagens mais popular do mundo.

Planejam lançar chamadas de voz e videochamadas? Por quê?

Sim. Chamadas de voz e de vídeo serão incluídas no Kisapp em breve. Mas temos uma surpresa muito maior por vir, sobre a qual ainda não posso falar.



Fonte: http://www.mobiletime.com.br/07/12/2016/criptografia-nao-garante-seguranca-enquanto-mensagens-forem-armazenadas-diz-fundador-do-kisapp/461502/news.aspx



Facebook Twitter LinkedIn Google+ WhatsApp Gmail Email Print



voltar



ATENDIMENTO

Estamos prontos para atender

Tenha a melhor solução para o seu negócio

WhatsApp: (21)99973-5783

CHAT

Fale conosco