News

17/11/2004 - Coração artificial com dois ventrículos poderá ser implantado em 2005

Bartira Betini - Especial para Globo Online
http://oglobo.globo.com/online/plantao/147061061.asp

SÃO PAULO - O Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese, da Secretaria de Estado da Saúde, está na fase de testes do primeiro coração artificial com dois ventrículos do Brasil. Os testes são realizados em animais. E já em 2005 devem ser utilizados em humanos.

Desenvolvido em parceria com a Fundação Adib Jatene, o Coração Artificial Auxiliar (CAA) tem tido êxito de funcionamento em bezerros, animais que propiciam testes de coagulação do sangue, irrigação de todos os órgãos do corpo e eventuais rejeições ao dispositivo. O protótipo foi concebido em 1997 pelo engenheiro biomédico Aron Andrade, do Dante, após pesquisas no Baylor College of Medicine, em Houston, nos Estados Unidos.

Este coração artificial é diferente dos outros existentes no mundo. Ele não substitui o coração natural, mas trabalha junto com ele.

- Existem projetos com apenas um ventrículo e até alguns que substituem completamente o órgão humano. Mas pela primeira vez no Brasil está sendo desenvolvido um coração completo com dois ventrículos que auxilia o natural ao invés de substituí-lo - afirma Andrade.

Esse coração está sendo produzido para auxiliar os pacientes que estão na fila de transplante do coração, que hoje em São Paulo somam 72 pessoas.

- Com esse instrumento podemos aumentar a chance de vida dos pacientes que aguardam por um coração novo - afirmou o engenheiro Jason Fonseca, que faz parte da equipe de cinco engenheiros, um veterinário e dois médicos que desenvolvem o projeto.



Facebook Twitter LinkedIn Google+ WhatsApp Gmail Email Print



voltar



ATENDIMENTO

Estamos prontos para atender

Tenha a melhor solução para o seu negócio

Ligue: 0800 606 6047

WhatsApp - (21)99973-5783


Vídeo Conferência - https://whereby.com/doctorsac