News

08/06/2010 - Brasileiro ainda é tímido em relação ao acesso à internet

Pesquisa mostra que apenas 3% dos brasileiros acessam a internet via celular, web 2.0 é o meio certo para fazer essa porcentagem crescer.
A quarta edição do MAVAM – Monitor Acision de VAS Móvel, que analisa e monitora os principais indicadores do uso de serviços móveis de valor adicionado na América Latina, aconteceu no dia primeiro de junho em São Paulo e falou sobre o avanço das Redes Sociais na Internet Móvel. O evento contou com a participação do presidente da Acision para América Latina, Rafael Steinhauser, Ricardo Tude, presidente da Teleco e André Biancchi, criador do Portal Estadão.

Uma pesquisa realizada durante o mês de abril traz dados referentes ao primeiro trimestre do ano e revela que a receita de Serviços de Valor Adicionado (VAS) móvel no Brasil totalizou R$ 2,4 bilhões, o que representa um aumento de 41,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Este resultado mostrou o crescimento de 14,8% da receita de serviço das operadoras de celular nacionais, a Vivo foi a operadora que mais cresceu, com 19,6%, se aproximando de operadoras como Vodafone e a SK Telecom.

O VAS móvel mais utilizado, no entanto, é o SMS, mostrando uma média de 79% de usuários entrevistados, com índice de 12,9 SMS/celular por mês, mostrando crescimento. Mas, em comparação com outros países, o Brasil ainda está atrás. Nos EUA, por exemplo, o índice é de 487 SMS/celular por mês. O que impede os usuários de utilizarem o SMS é o preço cobrado pelo serviço. Em segundo lugar vêm o download de música com 59% e o acesso à internet vem por último com apenas 3% dos usuários, sendo que a maioria é de pessoas que possuem Smartphone.

O sucesso da web 2.0 é eminente no Brasil. Uma pesquisa feita pelo Ibope NetRatings revelou que o brasileiro tem, em média, 365 amigos virtuais, e sendo assim, é considerado o país mais sociável do mundo.

O crescimento das redes sociais é impressionante. Cada vez mais, as pessoas usam canais como o Orkut, Facebook, o Youtube e o Twitter para se comunicar e trocar fotos e vídeos com os amigos. A tendência é esse sucesso se repetir também nos celulares que oferecem acesso à internet, comenta Steinhauser.

Segundo o executivo o estímulo ao uso do celular para acesso à internet e, principalmente, às redes sociais é outra forma de aumentar as receitas de VAS Móvel. As operadoras devem realizar promoções para reduzir o custo e fazer com que os usuários utilizem esses serviços.

Outro tema abordado na pesquisa foi o crescimento dos serviços de Pagamentos e Banking pelo celular, principalmente em São Paulo, representando 8% e 9% respectivamente. Acredito que o Internet Banking vai crescer pelo acesso via móvel, diz Ricardo Tude, presidente da Teleco.

Para Tude, a tendência é que esse crescimento seja maior nos próximos anos devido a rotina do brasileiro e também os serviços que as operadoras de celular vão oferecer daqui pra frente.

O evento encerrou com a palestra de André Biancchi, criador do Portal Estadão, que discursou sobre a grande revolução que o acesso móvel está tendo no mundo. o que estamos prestes a assistir vai revolucionar a forma como as pessoas se comunicam e também o modo como as empresas lucram. O executivo ressalta a convergência de serviços, redes e aplicativos colocam o cliente dentro da decisão. o celular está sendo um dos fatores da cobrança por conteúdo gerado, comentou e finalizou dizendo que as operadoras de telefonia móvel têm que se adaptar para sustentar e fazer crescer o mercado de VAS e o acesso móvel.

Fonte: IP NEWS



Facebook Twitter LinkedIn Google+ WhatsApp Gmail Email Print



voltar



ATENDIMENTO

Estamos prontos para atender

Tenha a melhor solução para o seu negócio

WhatsApp: (21)99973-5783

CHAT

Fale conosco