News

19/06/2007 - A socialização das informações de negócios

Será que só eu me sinto a bordo de uma montanha russa sem controle, ou isso também está acontecendo com todos vocês? A sensação de velocidade no mundo moderno está ligada à rapidez extrema com que as decisões de negócios são tomadas num mundo 100% plugado na web e muito bem informado. Hoje, podemos dizer que toda e qualquer tecnologia disponível hoje será commodity amanhã. O conhecimento tecnológico se tornou público, disponível para todos em bases abertas, via web, via comunidades virtuais que partilham interesses, via uma intrincada rede social de troca de informações.

As comunidades de negócios incluem nossos colaboradores, nossos clientes, nossos parceiros, não clientes e até (surpresa) nossos concorrentes. A socialização da informação é um fenômeno complexo, pois traz no seu bojo uma equação difícil de entender: ao disponibilizar publicamente suas informações de negócios, a empresa aprende outras informações que a tornarão ainda mais competitiva. Então, se todos tem acesso a todas as informações, por que alguns se tornam mais competitivos do que outros? Resposta: por que aprendem e utilizam melhor as informações públicas e o acervo daí derivado!

A chave para a entrada no Clube dos Empresários Bem Informados é a socialização das informações de negócios, pomposamente chamada de Mídia Social. O termo Mídia aqui deve ser lido entre aspas, simplesmente como informações compartilhadas. Eu estou certo que você tem tantas informações interessantes em sua cabeça, que às vezes se sente frustrado por não poder compartilhá-las. Os gringos inventaram uma definição que é o We Media. Isso significa: eu sou a mídia! E isso é verdade, pois hoje a tecnologia seu tronou não apenas acessível mais facílima de utilizar (tente montar seu blog), a ponto de permitir ao CEO disseminar ele próprio suas informações de negócios e assuntos de interesse.

A Mídia Social, como o próprio nome propõe, implica no compartilhamento das principais informações de negócios. Obviamente, quando se fala em compartilhamento já dá para adivinhar que o instrumento de compartilhamento será a Internet. Sobre o tema Mídia Social, vale a pena fazer duas reflexões:


Que informações de negócios devo compartilhar publicamente, para obter outras informações que me darão vantagem competitiva?

Sendo radical, todas! Quem é sua empresa, quem são seus principais executivos, o que a empresa oferece para o mercado, em que atividades vocês estão envolvidos na comunidade de negócios, quais seus temas de maior interesse, referências externas a contribuições valiosas sobre esses temas, quais são os membros de sua comunidade de negócios (aqueles, empresas e pessoas, que paulatinamente vão se agregando a seu networking de interesses comuns), etc. Todas essas informações não devem ficar perdidas no web site da empresa, cuja estrutura corporativa é forma. Essas informações devem estar todas num mesmo lugar dentro do web site (cada uma delas rotulada – tags - por tema de interesse), que pode ser designado como Clube de Mídia Social. A comunidade ligada nos mesmos interesses vai começar a se associar a seu clube e paulatinamente contribuir com novas informações de negócios.


Quais as regras práticas para se montar um Clube de Mídia Social eficaz para minha empresa:

Aumente as chances de seu Clube ser achado no vasto mundo da Internet. A maioria das páginas na Internet são raramente atualizadas e estáticas. Agregue, continuamente, conteúdo existente em qualquer lugar (dentro ou for a de seu web site), num formato fácil de achar.

Marque o que for de maior interêsse por categorias: por segmento de indústria, por perfil de cliente, por tecnologia oferecida, por custo de acesso, etc. Hoje existem muitas ferramentas facílimas de bookmarking e compartilhamento de informações.

Premie aqueles que oferecerem links para abordagens interessantes de um mesmo assunto, dando visibilidade em seu web site àqueles que contribuírem.

Ajude o conteúdo a viajar fácil pela web. Conteúdos portáteis como arquivos PDF´s e arquivos de áudio e vídeo num formato leve (converse com seu CIO a respeito) vão ajudar muito a disseminação da informação, que rapidamente trará outras contribuições de volta (na forma de outros links para informações úteis).

Você acha que o mundo dos negócios está se tornando mais complexo? Isso é verdadeiro e falso ao mesmo tempo. É verdadeiro porque muitíssimas mais informações e variáveis são necessárias para se tomar decisões eficazes de negócios (o painel de comando do carro se sofisticou). Mas, é também falso porque todas essas informações estão à altura de sua mão, prontas para serem utilizadas. Cabe a você escolher de que lado ficar: tirar vantagem da situação inevitável, ou ficar com saudades dos velhos e bons (?) tempos.



Facebook Twitter LinkedIn Google+ WhatsApp Gmail Email Print



voltar



ATENDIMENTO

Estamos prontos para atender

Tenha a melhor solução para o seu negócio

Ligue: 0800 606 6047

WhatsApp - (21)99973-5783


Vídeo Conferência - https://whereby.com/doctorsac