News

07/10/2016 - "A Internet é uma obra inacabada", adverte Vint Cerf

"Há muito por fazer pela Internet. Ela precisa e pode melhorar muito", advertiu o co-criador do TCP/IP e 'pai' da Internet, Vint Cerf, ao participar do WCIT 2016, em Brasília. O especialista chamou atenção para o fato que a Internet não é 100% segura e que deveria funcionar na mesma maneira em todo lugar não importando o lugar do mundo — e ressaltou que o sucesso da Internet está na liberdade de expressão e ao livre acesso a ela.

Na sua palestra, Cerf enfatizou que o desenvolvimento da Internet deve ser centrada nas pessoas, sendo acessível financeiramente e em termos de infraestrutura, além de possuir um conteúdo que tenha utilidade localmente. O 'pai' da Internet também foi taxativo: a hora é de fechar acordos transnacionais e cooperativos para combater os crimes na Internet.

"Acordos que têm a ver com como contratamos, o valor da assinatura digital, quais tecnologias são usadas para isso, como as identidades das partes podem ser confirmadas. Precisamos de regimes cooperativos. Se uma parte da internet pode ser atacada por alguém em outra jurisdição, o que fazer quando o criminoso está em outro país? Vamos precisar ter regimes multilaterais que permitam que esses problemas sejam resolvidos, afirmou.

Falando da longevidade do mundo digital, Cerf voltou a bater na tecla que a preservação de arquivos depende da disponibilidade de mecanismos de leitura dos mesmos. A questão a resolver é como assegurar que os arquivos digitais antigos poderão rodar nos software novos.

Algumas pessoas vão dizer que isto não importam se não conseguirem ver fotos, mas elas não sabem se seus descendentes vão se importar com isto. Temos problemas técnicos para resolver para preservar o legado, destacou. A CDTV do portal Convergência Digital disponibiliza a íntegra da participação de Vint Cerf no WCIT 2016. Assistam.

https://www.youtube.com/embed/FcWMN5Z4fMk


Fonte: http://www.tirio.org.br/info/39961/a-internet-e-uma-obra-inacabada-adverte-vint-cerf



Facebook Twitter LinkedIn Google+ WhatsApp Gmail Email Print



voltar



ATENDIMENTO

Estamos prontos para atender

Tenha a melhor solução para o seu negócio

WhatsApp: (21)99973-5783

CHAT

Fale conosco