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10/07/2015 - Marketing Odontológico: Como anda a imagem da sua clínica?

Marketing Odontológico: Como anda a imagem da sua clínica?

http://www.odontologia.com.br/artigos.asp?id=577&ler=s&idesp=8

• Mestre em Estratégia e Marketing Odontológico; FEAD - Minas
• Pós Graduando em Marketing; PUC Minas
• Administrador em Marketing; Unicentro Newton Paiva
• Consultor em Marketing Odontológico
• Sócio proprietário da Market House Consultoria & Negócios
• Professor das cadeiras de Gerência de Marketing e Planejamento de Marketing da PUC Minas
• Professor das cadeiras de Produto I, Produto II, Serviço I e serviço II da FICE

COMO ESTÁ A IMAGEM DE SUA CLÍNICA?
Com o mercado cada vez mais competitivo e os clientes cada vez mais exigentes, onde buscam gastar seu dinheiro pelo melhor benefício oferecido, surge uma questão que clínicas e consultórios terão que analisar. Afinal, como está a imagem de sua clínica ou consultório?

Analisar a imagem de sua clínica é hoje fundamental para o desenvolvimento neste mercado cada vez mais competitivo, onde, a imagem se torna fruto de bons negócios e da perpetuação de seu negócio.

Mas afinal, o que é a imagem de uma clínica? Trata-se de uma lógica que reúne avaliar a imagem atual em relação ao mercado nos aspectos de familiaridade e favorabilidade. As duas escalas podem ser combinadas para desenvolver uma estratégia de comunicação com o público- alvo da clínica.

Imagem: É o conjunto de crenças, idéias e impressões que uma pessoa mantém em relação a sua clínica.(KOTLER, 2000)

A familiaridade significa mensurar o conhecimento da clínica no mercado onde ela está inserida. O quanto esta clínica é conhecida pelo público potencial e pelo mercado em geral. A favorabilidade significa o grau que o mercado avalia favoravelmente ou desfavoravelmente a clínica. Veja a figura 1.

ANÁLISE DE FAMILIARIDADE- FAVORABILIDADE
Figura 1 – Familiaridade - Favorabilidade (KOTLER 2000)

Para ilustrar, analisaremos 4 (quatro) modelos de clínicas em relação a sua familiaridade e favorabilidade. Evidentemente, cada clínica enfrenta uma tarefa de estratégia de comunicar com seu mercado de uma forma diferente.

Conforme mostra na figura 1, a clínica A possui uma imagem mais positiva, pois, obtém uma familiaridade alta com atitudes favoráveis de seu público alvo. A clínica A deverá usar uma estratégica de comunicação para manter sua boa reputação e o alto índice de conhecimento do mercado. A clínica B é menos familiar para maioria das pessoas, mas aquelas que a conhecem gostam dela. A clínica B deverá atrair a atenção de maior número de pessoas, porque quem a conhece a considera uma excelente clínica. A clínica C é vista negativamente por aqueles que a conhecem, mas, felizmente para ela, poucas pessoas a conhecem. A clínica C deverá descobrir porque as pessoas não a apreciam e tomar providências para melhorar seu desempenho. E finalmente a clínica D é considerada uma clínica muito negativa e infelizmente é bastante conhecida. A clínica D deverá, primeiramente, melhorar seu perfil e a qualidade do serviço prestado e, depois, procurar novamente a atenção do público.

Afinal, para enfrentar seus desafios, cada clínica deverá pesquisar o conteúdo específico de sua imagem.

Qual é a imagem de sua clínica?

Pense nisto e bom trabalho!

Alexandre Melo
Contato: (31) (9206- 8832)
Data de Publicação do Artigo: 7 de Junho de 2005



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