A Ticket traz mais uma inovação para o mercado passando a utilizar um aparelho celular para captura das informações de transações delivery. Batizado como Ticket Restaurante Mobile, a solução permite que os usuários do produto Ticket Restaurante Eletrônico possam fazer o pagamento da refeição sem sair de casa ou da empresa em que trabalham. "O objetivo é oferecer mais comodidade aos clientes com uma alternativa moderna e segura. Essa tecnologia também permitirá que, futuramente, possamos agregar outros serviços aos nossos parceiros", explica Gustavo Chicarino, diretor de estratégia, marketing e produtos da Ticket.
Entre as vantagens para o estabelecimento está a eliminação do risco de perda das informações de compra em caso de roubo do aparelho, já que toda a operação acontece de forma on-line. A manutenção dos equipamentos também é simples e com custo reduzido, com a maior parte de eventuais ocorrências podendo ser solucionados remotamente.
O funcionamento do Ticket Restaurante Mobile é simples: o entregador leva consigo um celular com um aplicativo desenvolvido especialmente para essa função. Ao chegar no local de entrega, digita no celular o número do cartão Ticket Restaurante do usuário. Em seguida, é inserido o valor da compra e é solicitado ao usuário que confira o valor, seus dados e do estabelecimento em que a compra está sendo efetuada. Somente após esse processo a senha pessoal é utilizada e o pagamento, concluído.
Para garantir a segurança, o sistema faz toda a transação criptografada. A senha é inserida usando um teclado virtual na tela, manuseado por meio das setas de navegação do aparelho, com a posição dos números aleatória a cada nova transação. "Esse modelo faz com que a senha não fique armazenada no celular. Outra preocupação foi garantir que o usuário pudesse diferenciar o aparelho. Por isso, todas as telas da operação contém identificação visual da Ticket", afirma José Rubens Spada Junior, Diretor de Tecnologia e Operações da Ticket.
Inicialmente o serviço está em funcionamento no Estado de São Paulo em algumas unidades de grandes redes. A expectativa é que, até o final do ano, existam 1.000 aparelhos celulares em funcionamento e 500 estabelecimentos credenciados ao mobile. A partir do primeiro semestre de 2010 será iniciada a segunda parte do projeto, que prevê a expansão desse serviço aos outros Estados do Brasil. "Lançaremos também um hotsite onde será possível consultar os restaurantes cadastrados e indicar outros para o credenciamento", conclui Chicarino.
A camada de apresentação do sistema foi desenvolvido pela Abacomm, que também é a responsável pela gestão e manutenção dos aparelhos e linhas fornecidos pela Claro. Já a solução de captura da transação ficou a cargo da empresa Software Express. A área de TI América Latina da Ticket, que atualmente gerencia a operação em seis países desta região, é responsável pela autorização e processamento das transações por meio da plataforma de processamento de transações eletrônicas WATTS (Worldwide Accor Services Ticket Transaction System).
Fonte: CLIENTESA.COM.BR