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26/01/2021 - Itália pede indenização de 60 milhões de euros à Apple por obsolescência programada

A associação italiana de consumidores Altroconsumo informou que vai lançar uma ação coletiva contra a Apple pela prática de obsolescência programada. Em comunicado lançado nesta segunda-feira, 25, a Altroconsumo disse que pedia indenização de 60 milhões de euros em nome de consumidores italianos que teriam sido enganados pela prática.

Altroconsumo comunicou que o processo cobre os proprietários dos iPhone 6 e 6 Plus, 6S e 6S Plus, cujas vendas na Itália totalizaram cerca de 1 milhão de telefones entre 2014 e 2020. A associação alega que depois de uma atualização no software, o desempenho desses modelos caiu, tornando-os inutilizáveis.

A notificação à Apple foi feita no Tribunal de Milão. Agora, a Altroconsumo e a empresa de Cupertino devem aguardar a declaração do juiz da corte se a ação é admissível ou não.

A Altroconsumo iniciou uma coleta de casos de consumidores que relataram problemas de desempenho de seus smartphones após atualização de software. Em 2018, relatórios da associação apontaram problemas semelhantes e a Apple precisou desembolsar 10 milhões de euros à Autoridade da Concorrência italiana por práticas comerciais desleais e agressivas.

A corte administrativa de Lazio (Lazio TAR) também confirmou em maio de 2020 que a atualização de firmware iOS 10 e 10.1.2 para o iPhone 6 / 6Plus / 6s / 6sPlus reduziu significativamente o desempenho desses modelos e a empresa não ofereceu aos consumidores informações adequadas e completas sobre os problemas que a atualização causaria – o que forçou os consumidores envolvidos substituir seus smartphones por modelos mais novos.

A ação foi feita em conjunto com o Euroconsumers, grupo de organizações europeias de consumidores à qual a Altroconsumo pertence e deverá obter compensação para os consumidores italianos, mas também para os que vivem na Bélgica, Espanha e Portugal.

Estamos a falar de mais de 3 milhões de smartphones vendidos na Itália, Bélgica, Portugal e Espanha entre 2014 e 2020. Para remediar o problema e desmentir as acusações, na Itália, a Apple tinha, portanto, iniciado uma campanha de substituição da bateria destes modelos a preço reduzido. A solução não gerou indenização justa para os diversos consumidores afetados pela obsolescência programada, explica em uma declaração a associação italiana de consumidores Altroconsumo.


Fonte: https://www.mobiletime.com.br/noticias/25/01/2021/italia-pede-indenizacao-de-60-milhoes-de-euros-a-apple-por-obsolescencia-programada



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