O Instagram está de olho na atividade dos bots e fakes na rede social. A empresa anunciou nesta segunda-feira, 19, que será mais ativa na remoção de likes e seguidores obtidos por meio de serviços irregulares de terceiros.
Segundo o Instagram, esse tipo de comportamento viola os termos de uso da plataforma, assim como as diretrizes da comunidade. A empresa diz que desenvolveu ferramentas de moderação que usa inteligência artificial para identificar contas que estejam se beneficiando dessa prática.
A partir de agora, se uma conta for identificada usando aplicativos externos para alavancar a popularidade de suas publicações com comentários e likes falsos terão essa atividade suspeita removida.
Além disso, as contas que forem vinculadas a esse tipo de aplicativo externo também receberão um aviso para realizar a troca das senhas, para o caso desses apps terem afetado a segurança da conta.
A ação parece ser uma resposta diante do surgimento dos nanoinfluenciadores, como relatado em matéria do New York Times: são pessoas que aproveitam de uma pequena popularidade no Instagram para obter produtos e serviços gratuitamente em troca de exposição das marcas. Muitos acabam recorrendo aos aplicativos irregulares para ampliar a interação com seus posts de forma artificial, e a nova decisão do Instagram parece combater esse tipo de prática.