Em 2014, a Google Play finalmente superou a App Store em número de aplicativos em seu catálogo, saltando de cerca de 700 mil para 1,43 milhão de títulos ao longo do ano. A loja da Apple, por sua vez, passou de aproximadamente 750 mil para 1,21 milhão, no mesmo período. A Amazon Appstore, por fim, viu seu catálogo aumentar 90%, alcançando 293 mil títulos – ainda bem longe dos outros dois concorrentes. Os números foram compilados pela empresa appFigures, que não analisa a Windows Market.
As categorias que mais cresceram em número de aplicativos na Google Play em 2014 foram jogos e fotografia, ambas acima de 150%. Merecem destaque também as categorias de música, negócios e entretenimento, que registraram crescimento entre 100% e 150%. Na App Store, a única categoria que aumentou em mais de 100% o seu número de títulos foi a de negócios. Apps relacionados a comida e bebida, por sua vez, vieram em segundo lugar, com cerca de 95% de crescimento. As categorias de estilo de vida e redes sociais aumentaram 80%.
Desenvolvedores
A appFigures também mediu a quantidade de desenvolvedores que publicaram apps em cada uma das três lojas monitoradas. Em 2014, a Google Play cresceu mais que as duas concorrentes e encerrou o ano com 388 mil desenvolvedores, mais que App Store (282 mil) e Amazon Appstore (28 mil) somadas. Desde 2012 a Google Play lidera nesse aspecto. No fim do ano passado, tinha cerca de 220 mil desenvolvedores contra aproximadamente 170 mil da App Store.
Fonte: MobileTime