Criminosos têm sofisticado cada vez mais seus golpes por meio dos avanços tecnológicos. Porém, são as fraudes por SMS e ligação que continuam fazendo muitas vítimas, especialmente entre os adultos mais velhos e idosos.
Estudos da empresa de cibersegurança Silverguard apontam que 26% das vítimas deste tipo de golpe têm mais de 40 anos e 19% têm mais de 60, enquanto o grupo mais novo, de 18 a 39 anos, registra apenas 5%.
A advogada e especialista em direito digital Maria Heloísa Chiaverini, alerta para os potencias alvos: especialmente aquelas com menos conhecimento ou menos acesso ao contexto tecnológico.
Portanto, conhecer as técnicas de manipulação e mecanismos é um meio de proteção. Confira, a seguir, as fraudes mais comuns que acontecem por SMS e ligação telefônica, de acordo com o Terra.
Golpes: confiança e urgência
Os golpistas buscam criar confiança e urgência nas vítimas, usando frases persuasivas e ameaças para obter informações pessoais e bancárias.
Segundo a advogada, a vítima recebe um SMS ou até uma ligação com esta frase: Entre em contato com o seu banco para saber mais informações desta fraude.
Outra frase comum é A sua conta foi bloqueada'. Desconfie. Busque os canais oficiais para ajuda.
Ameaças
Em alguns casos, os golpistas recorrem a ameaças e linguagem agressiva sobre cobranças de dívidas e possíveis sanções para criar uma sensação de urgência na vítima.
Conforme a especialista, criminosos utilizam ainda técnicas persuasivas como afirmar que a pessoa será multada ou presa se não resolver a suposta pendência imediatamente.
Premiações e sequestro
Golpistas também fazem anúncios de prêmios e quantias atraentes, só que para receber o valor é necessário passar algum dado ou até mesmo clicar em algum link. Uma vez que o sortudo clica, ele se torna uma nova vítima.
Confira o selo
Segundo a advogada, é fundamental que os usuários verifiquem os selos de verificação nos canais e contatos oficiais para distinguir situações suspeitas.
Ela destaca que os bancos e outras instituições possuem esses selos, que garantem a segurança tanto da empresa quanto dos clientes.
Ligação repentina? Desligue!
A advogada destaca que se o usuário for abordado por algum ligação inesperada, é recomendado não fornecer informações pessoais ou bancárias e desligar a ligação imediatamente.
Ela ressalta a importância de utilizar os canais oficiais conhecidos e que o próprio cliente busque ajuda.
Caiu no golpe? Saiba o que fazer
Se o usuário for vítima do golpe, a especialista recomenda contatar as instituições bancárias envolvidas e registrar a ocorrência online ou presencialmente em uma delegacia de polícia, além de relatar o incidente às autoridades, contribuindo para investigações futuras e prevenindo outros golpes.
O conselho é também para os familiares e amigos. Caso o golpista esteja se passando por outra pessoa, avise e peça ao banco para que cancele imediatamente aquelas informações para que a pessoa não consiga ter acesso à sua conta.
Fonte: https://iclnoticias.com.br/golpes-por-sms-e-ligacao-cuidado/