A AppsFlyer divulgou nesta terça-feria, 30, a edição de 2019 de seu estudo State of Mobile Fraud, que apontou US$ 2,3 bilhões em publicidade exposta a fraudes na instalação do aplicativo no primeiro semestre 2019. Juntamente com o anúncio do relatório, que constata que uma parte significativa da fraude não é bloqueada quando ocorre, a AppsFlyer lança seu novo recurso de proteção – pós-atribuição. A tecnologia desenvolvida é a primeira solução de atribuição para descobrir fraudes que não foram detectadas em tempo real, depois que as instalações de aplicativos foram atribuídas, economizando potencialmente milhões de dólares por dia para as marcas.
De acordo com o estudo, que analisou 2,5 bilhões de instalações de aplicativos não orgânicos em 9.500 aplicativos entre janeiro e junho de 2019, a natureza dos ataques fraudulentos está evoluindo rapidamente – e se tornando cada vez mais sofisticada.
"Muitas vezes nos referimos à fraude como um jogo de gato e rato, e depois de ataques maciços de bots no verão de 2018, as soluções de proteção encontraram maneiras de combater os ataques", disse Reshef Mann, co-fundador e CTO da AppsFlyer. "No entanto, em abril de 2019, a onda cresceu novamente à medida que as fraudes na instalação de aplicativos evoluíram de farms de dispositivos com dispositivos físicos para emuladores de dispositivos e outros bots e esquemas sofisticados capazes de escala ilimitada. A velocidade com que os fraudadores se adaptam também está acelerando, de um a dois meses em 2018 para apenas dois ou três dias hoje ".
O relatório State of Mobile Fraud da AppsFlyer oferece aos profissionais de marketing os mais atualizados "alertas" para fraudes de instalação de aplicativos para dispositivos móveis em 2019. O relatório apresenta várias tendências notáveis:
22,6% das instalações de aplicativos não orgânicos globalmente são identificadas como fraudulentas.
2,1% dos "eventos" de compra no aplicativo foram fraudulentos no segundo trimestre de 2019, um aumento de 10 vezes em relação ao primeiro trimestre.
Em todas as plataformas, mais de 1 em 4 aplicativos apresentam um sério problema de fraude, com uma taxa superior a 20%.
Ao comparar a fraude de instalação de aplicativos pelo sistema operacional, o iOS da Apple é muito menos vulnerável. Não só a fraude no Android é mais de 6 vezes maior, mas sua tendência ascendente é muito maior.
No Android, 80% das instalações fraudulentas são resultados de bots. No iOS, 85% das instalações ruins são devidas a uma sobrecarga de cliques, em que as redes enviam grandes números de relatórios de cliques fraudulentos, na esperança de entregar o último clique antes das instalações.
Setores mais atingidos
Segmentando aplicativos por setor, o relatório descobriu que a área Financeira é a mais exposta a fraudes devido ao alto pagamento que ele oferece e sua posição como a terceira maior categoria de aplicativos. Embora nenhum mercado esteja imune à fraude, o relatório ressaltou que os fraudadores tendem a favorecer os mercados em crescimento de alta escala.
Um impressionante investimento de US$ 750 milhões em aplicativos financeiros está exposto a fraudes de instalação de aplicativos, com o Vietnã, a Indonésia e a Índia entre os países mais afetados. Os países da Europa Ocidental, particularmente a Alemanha, o Reino Unido e a Espanha, também foram fortemente visados.
As campanhas de aplicativos de viagens sofreram o impacto de ataques na Indonésia, na Índia e na Coréia do Sul, mas também na Arábia Saudita e na França.
Apps de compras foram mais atingidos no Brasil, Alemanha, Espanha, Itália, França, Sudeste Asiático e Índia.
Combatendo a fraude em tempo real
16% das fraudes na instalação de aplicativos são simplesmente impossíveis de serem interrompidas em tempo real. A AppsFlyer é uma das primeiras empresas de atribuição a introduzir uma tecnologia de pós-atribuição ao seu pacote de proteção contra fraudes Protect360, que estabelece uma solução abrangente projetada para bloquear todas as fraudes de instalação perdidas em tempo real.
"Combater eficazmente a fraude exige atenção constante, inovação e a capacidade de processar grandes conjuntos de dados", continuou Mann. "Estimamos que nossa nova tecnologia de proteção pós-atribuição economizará potencialmente mais milhões de anunciantes por dia em gastos com anúncios desperdiçados. " finaliza Mann.
Sobre o estudo State of Mobile Fraud – edição de 2019
O Relatório analisou 2,5 bilhões de instalações de aplicativos não orgânicos em 9.500 aplicativos que visualizaram pelo menos 100 instalações mensais impulsionadas pela atividade de marketing por aplicativo, por país, entre janeiro e junho de 2019.