Será que ainda vale a pena ter um site para o seu negócio em uma época na qual os potenciais clientes dedicam boa parte do tempo na internet às redes sociais? Trata-se de uma dúvida bastante comum entre as pessoas que estão dando os passos iniciais no empreendedorismo.
Não há como negar que TikTok, Instagram, Facebook e X/Twitter, entre outras plataformas, são cada vez mais acessados por usuários interessados em interagir com pessoas e marcas. Porém, quando esses internautas precisam buscar informações detalhadas a respeito de um produto ou serviço, eles procuram as páginas de tais empresas.
Dessa forma, a resposta para a pergunta inicial é sim, vale a pena criar um site para o seu negócio mesmo na era das redes sociais, seja para apresentar sua marca, atender clientes, gerar novas oportunidades ou vender online. A seguir, trazemos mais detalhes sobre como ter uma página na web pode ajudar os empreendedores.
Motivos para ter um site
Marcar presença na internet com um site próprio pode ajudar um empreendimento de diferentes maneiras. Uma delas é reforçar a divulgação da marca, utilizando a página para apresentar as informações completas do negócio como endereço, telefone, links para perfis nas redes sociais, catálogos de produtos e/ou serviços, sua história e outros dados.
Além disso, o site é um espaço que permite ter autoridade online, ajudando a aumentar a credibilidade da marca. Neste caso, uma solução interessante está na criação de um blog para divulgar conteúdos relevantes a respeito da área de atuação, que irão aparecer nos motores de busca quando as pessoas pesquisarem aquele assunto.
Falando nisso, precisamos destacar a importância do domínio web, fornecido por empresas de hospedagem como a Locaweb, que pode ajudar a página a ficar em destaque nos resultados do Google. Para uma melhor otimização, o endereço deve ser simples, fácil de memorizar e, se possível, incluir palavras-chave.
O site também é a plataforma ideal para vender online. Ficando disponível 24 horas por dia, ele possibilita divulgar produtos e/ou serviços detalhadamente, com imagens, bem como apresentar ofertas e promoções, eliminando a dependência das redes sociais, com a vantagem de permitir restaurar os dados em caso de invasões ou outros problemas semelhantes.
Quais são os tipos de sites?
Independente do tamanho do negócio e do ramo de atuação, ter uma página na web traz muitos benefícios, como vimos acima. Há, inclusive, modelos de sites adequados para cada tipo de necessidade e perfil, contribuindo ainda mais para quem está iniciando no empreendedorismo.
Conheça as principais versões de sites utilizadas atualmente, ressaltando que alguns dos modelos podem aparecer combinados em uma mesma página:
Site institucional
Um dos mais conhecidos, este modelo é indicado para quem quer apenas uma página informativa sobre o negócio. Ele permite expor e detalhar produtos e serviços, mas sem vendê-los online, além de apresentar informações como o histórico da marca, valores e a missão da empresa, trazendo, ainda, canal de atendimento para facilitar a interação com os clientes.
Loja virtual
Trata-se da opção perfeita para vender online, pois inclui todo o catálogo de produtos/serviços ofertados pelo empreendedor e as ferramentas necessárias para realizar as transações comerciais. Também pode ter seções com comentários e avaliações de compradores, além de recursos para atender os consumidores e acompanhar as entregas.
Landing page
O modelo, diferente dos sites convencionais, objetiva gerar novas oportunidades de negócios por meio da conversão de visitantes em leads e, posteriormente, clientes. O conceito foi criado para promover um determinado serviço ou produto, direcionando o internauta para uma ação específica como baixar um e-book após preencher um formulário com seus dados de contato, por exemplo.
Blog
Trata-se da opção criada exclusivamente para divulgar conteúdos informativos, tutoriais e outros materiais de destaque, ajudando a empresa a se tornar referência naquele mercado. Pode vir junto com o site principal ou se tornar uma página à parte, dependendo das preferências do proprietário.
Como criar um site?
Viu como ter uma página na internet, associada às redes sociais, pode trazer vantagens para quem está investindo no empreendedorismo? Para criar a sua, você precisa registrar o endereço do site e hospedá-lo em um servidor, além de escolher o modelo desejado e desenvolver o design dela.
O registro do domínio web e a hospedagem podem ser feitos por meio de empresas como a Locaweb, que oferece, ainda, várias outras ferramentas úteis para o gerenciamento da página, incluindo e-mail profissional, criador de sites e certificado SSL.