News

25/07/2016 - Você está preparado para os novos desafios da TI Bimodal?

Precisamos repensar no modelo de gestão tradicional porque não atende mais as necessidades e a velocidade que os negócios precisam.

O novo modelo é desafiador, imprevisível, clama por inovação e rapidez na entrega e claro, não podemos esquecer da excelência.

A TI tradicional, que visa estabilidade e segurança precisa coexistir com o modelo digital que exige agilidade e flexibilidade, agregando valor ao negócio seja ele de qual segmento for.

Neste cenário surge TI Bimodal, mas você sabe do que se trata?


Para entendermos precisamos voltar um pouco no tempo e observar que muitas empresas hoje seguem um modelo administrativo linear, repetitivo, previsível e com hierarquias rígidas.

O sucesso econômico destas empresas em todos os segmentos modelou a economia por décadas. Esta administração tradicional onde tudo transcorre com objetivo de evitar o risco, seguindo regras rígidas e processos lentos, não consegue mais atender a nova tribo emergente, conectada, descolada, de ritmo acelerado e com um imenso o poder na palma das mãos:

Os Smartphones e seus apps
Este novo modelo é social, cheio de incertezas, acelerado e onde o conhecimento está permeado em cada um porque para descobrir o novo e entende-lo basta conectar e depois é saborear a informação. Isso tudo acontece em minutos!

Perceberam que em alguns anos muita coisa mudou? Antes uma pesquisa demorava dias vasculhando livros e mais livros e agora minutos…

O mundo mudou! Com o uso da tecnologia, deixamos a era industrial e passamos para a era da tecnologia e agora, a era do conhecimento ou como muitos especialistas chamam: a era digital.

Viver na era digital não significa que deixamos de lado a era industrial, nem da tecnologia. Convivemos com um mundo plural.
E agora?

A TI Bimodal surge para que possamos fluir entre o modo 1 (tradicional) e o modo 2 (ágil) porque estamos imersos nesta transição e TI precisa acompanhar.

Aquele modelo de TI focado em processos ITIL, COBIT, PMI, recheado de regras não atende o modo 2 que é colaborativo, inovador, acelerado, focado em experimentação, que não tem medo de errar porque prima pelo aprendizado contínuo e com muita agilidade.

Então você precisa criar na sua empresa os 2 mundos para fazer a transição entre o modo 1 e o modo 2.

Quer dizer que vamos jogar fora várias conquistas? Certificações, ITIL, Cobit, PMI, tudo jogado fora?

Claro que não! O desafio é navegar neste novo mundo, modo 2, incorporando o que temos de bom no modo 1 e em alguns casos manter funcional o legado enquanto for vantajoso para o negócio.

A TI Bimodal é simples de entender, porém desafiador e necessário.

E como criar a TI Bimodal?
Abra espaço na TI para o modo 2 e não se esqueça que o modo 1 ainda requer ações;
Reorganize o seu time para que ele seja multi-funcional e colaborativo;
Avalie se é necessário contratar pessoas no modo 2 para incorporar a experiência delas;
Este novo time tem que trazer resultados rápidos para não perder a credibilidade. Cuidado com a armadilha de mudar e continuar no modo 1;
Com o tempo você vai perceber que o modo 2 ganha espaço em relação ao modo 1.


Fonte: http://blog.uoldiveo.com.br/ti-corporativa/voce-esta-preparado-para-os-novos-desafios-da-ti-bimodal/



Facebook Twitter LinkedIn Google+ WhatsApp Gmail Email Print



voltar



ATENDIMENTO

Estamos prontos para atender

Tenha a melhor solução para o seu negócio

WhatsApp: (21)99973-5783

CHAT

Fale conosco