News

02/06/2006 - Só brasileiros vêem país como grande potência do futuro

Uma pesquisa da fundação alemã Bertelsmann mostra que um terço dos brasileiros acredita que o país será uma grande potência mundial no futuro, um otimismo que não é compartilhado por entrevistados de outros países.

A pesquisa intitulada "Potências mundiais no século 21" mostra a opinião de pessoas em nove países sobre que nações serão potências mundiais no ano 2020.

O estudo mostra que 81% do total de entrevistados acham que os Estados Unidos são atualmente o centro do poder mundial. No Brasil, 71% têm essa opinião.

No entanto, só 57% acham que os EUA continuarão sendo uma potência em 2020. No Brasil, só 39% acreditam nisso.

A opinião geral é que a China vai ter cada vez mais poder no futuro. Segundo a pesquisa, a influência de Japão e Europa permanece relativamente estável, porém menor que a dos Estados Unidos e da China.

Brasil "potência"?

No Brasil, 15% dos entrevistados acham que seu próprio país é atualmente uma potência mundial, e 32% estão convencidos de que o Brasil será uma potência em 2020.

No entanto, outros países não compartilham do otimismo dos brasileiros. Só 5%do total de entrevistados vêem o país como um centro de poder hoje, e 10% em 2020.

Entre os países que mais crêem em uma maior influência do Brasil em 2020 estão a Alemanha (13%), França e Grã-Bretanha (ambos 10%).

Chineses e indianos também tendem a supervalorizar a posição futura de seus países no cenário mundial. Enquanto 55% do total de entrevistados vêem a China como potência mundial em 2020, 71% dos chineses pensam o mesmo.

A diferença é ainda maior em relação à Índia: 24% do total vêem o país como potência do futuro, já entre os indianos, 76% pensam assim.

Para os brasileiros, as maiores ameaças do futuro são a destruição do meio-ambiente e a pobreza, enquanto países altamente industrializados como Estados Unidos, França e Alemanha vêem o terrorismo como o perigo maior.

O estudo inclui resultados dos Estados Unidos, China, Japão, Índia, Grã-Bretanha, França, Alemanha África do Sul e Brasil. Mais de mil pessoas foram consultadas em cada país.

Fonte: BBC Brasil



Facebook Twitter LinkedIn Google+ WhatsApp Gmail Email Print



voltar



ATENDIMENTO

Estamos prontos para atender

Tenha a melhor solução para o seu negócio

Ligue: 0800 606 6047

WhatsApp - (21)99973-5783


Vídeo Conferência - https://whereby.com/doctorsac