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08/04/2021 - Silvio Meira: atender o cliente via WhatsApp não tem nada a ver com transformação digital

SÃO PAULO – No início desta pandemia, as empresas brasileiras passaram por uma transformação que o empreendedor e pesquisador Silvio Meira define como ABC: aprendizado baseado no caos. Não é o caos como método, é o caos como oportunidade. No caos, vale fazer qualquer coisa e dar um jeito para atender o consumidor, disse em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo.

O problema, segundo o fundador do Porto Digital — um dos maiores parques tecnológicos do Brasil —, é que, passado um ano de pandemia, em algumas empresas as estratégias utilizadas no estágio inicial da crise viraram o modus operandi, mascarando a necessidade de uma mudança mais profunda nos negócios.

Muitas empresas adotaram tecnologias simples para a comunicação interna — como Zoom e Teams — e para o atendimento ao cliente — como WhatsApp e Instagram — e, com isso, acreditam que já fizeram a tão falada transformação digital. Transformação digital é um processo cultural e não atender via WhatsApp, explicou Silvio Meira durante o podcast. .

A história completa de Meira — e suas visões sobre o impacto da pandemia na digitalização e gestão das empresas — é tema do episódio 84 do podcast Do Zero ao Topo. Meira é um dos fundadores e o idealizador do Porto Digital, que transformou o centro histórico do Recife em um parque tecnológico. Hoje, o local emprega 13 mil pessoas em quase 350 empresas instaladas e que faturam mais de R$ 2,5 bilhões por ano. É possível seguir o programa e escutar a entrevista em Spotify, ApplePodcasts, Deezer, Spreaker, Google Podcast, Castbox, Amazon Music e outros agregadores de áudio do país.

Para Meira, a transformação digital de empresas é uma combinação de dois conceitos: a inovação digital e a transformação estratégica. A inovação digital refere-se ao passo já dado por muitas empresas: o desenvolvimento de novas e mais eficientes maneira de operar por meio de plataformas digitais.

Já a transformação estratégica, segundo Meira, é uma mudança radical na tomada de decisões do negócio. Nela, a empresa define suas metas e valores e dá liberdade para que os funcionários na ponta da cadeia — que atuam diretamente com o cliente — tomem decisões.

Do PhD ao Porto Digital
Hoje conhecido como um grande empreendedor e respeitado pesquisador sobre inovação, a trajetória de Meira começou com uma ambição mais modesta: a de não ter um chefe.

Após uma rápida experiência no banco Itaú, enquanto cursava engenharia no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o paraibano logo decidiu que seguiria a vida acadêmica. Após concluir seu mestrado e seu doutorado — esse último na Universidade de Kent, na Inglaterra —, o pesquisador se uniu com outros dois professores em um plano para desenvolver o departamento de informática da Universidade Federal de Pernambuco de acordo com o que viam em renomadas instituições do exterior.

O rápido sucesso do projeto deu origem ao Cesar (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), em 1996, um centro de pesquisa e inovação para aproximar a academia do mercado que se mantém como referência até hoje tanto em Pernambuco quanto no Paraná e no Amazonas.

Da evolução do Cesar nasceu o Porto Digital, em 2000. Nós percebemos que não conseguiríamos atingir tudo o que gostaríamos apenas com a universidade, contou Silvio. Confira os detalhes dessa construção no podcast.


Fonte: https://www.infomoney.com.br/do-zero-ao-topo/silvio-meira-atender-o-cliente-via-whatsapp-nao-tem-nada-a-ver-com-transformacao-digital/



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