News

26/02/2010 - Provedores orientam sobre fim do uso da porta 25 para envio de e-mails

O envio indiscriminado e abusivo de milhões de mensagens indesejadas via e-mail, conhecido como SPAM, entope servidores de e-mail e caixas postais de usuários com e-mails falsos que induzem o internauta a contaminar seu computador com vírus eletrônicos e outras ameaças à sua segurança e privacidade. Isso é, literalmente, uma praga para a comunidade virtual, que tem na Internet uma ferramenta de trabalho, educação e entretenimento, fazendo também aumentar os custos de usuários e provedores com a aquisição de ferramentas de proteção.

Para o envio de e-mails, antes da nova orientação dos provedores, os usuários tinham que configurar seu software de correio eletrônico para conectar-se à porta 25 (TCP), utilizada pelos servidores SMTP para os envios das mensagens.

Esta utilização da porta 25 tem sido motivo de amplos debates na comunidade provedora e usuária de Internet. A luta contra o envio de SPAM movimenta os provedores de serviços de Internet há anos e resultou na recomendação do Comitê Gestor da Internet (CGI.br) para o bloqueio da porta 25 do protocolo TCP, devendo-se ser utiliza uma outra porta em seu lugar. De acordo com os provedores, esta medida não tem a pretensão de resolver o problema do SPAM, mas terá eficiência na redução de seu volume, por isso a importância em sua adesão.

Esse processo de migração de portas já começa a ser seguido pelos os provedores, em benefício aos usuários de Internet, que, acompanhados por suas entidades representativas estão trabalhando para que ocorra o mínimo de inconvenientes a seus usuários.

As entidades que reúnem os provedores de serviços de Internet, entre elas a Abramulti, Abranet, Abrappit, Abrint, Aprova – PE, Aprova – PB, InternetSul, Rede Global Info e RedeTeleSul, começam a orientar seus associados a adotarem o bloqueio o mais rápido possível, fornecendo aos seus assinantes a nova porta a ser utilizada.

Não há prazo estabelecido para que todos os provedores sigam a esta orientação, mas todas as entidades envolvidas no processo contra o SPAM afirmam que esperam que, já no primeiro trimestre de 2010, a maioria dos usuários de Internet do Brasil já esteja com a nova configuração. Após isso, foi dado sinal verde para que as operadoras de Telecom apliquem filtros em suas redes e, assim, a adesão imediata à nova metodologia para evitar transtornos na fase de bloqueio que vem sendo considerada pelo mercado como vital.

CONAPSI

Conselho Nacional dos Provedores de Serviço de Internet, também orienta os usuários de Internet a exigirem de seus provedores a troca para a nova porta, que é um processo simples e será orientado por seu provedor, tanto através de e-mails ou páginas explicativas em seu site quanto através do respectivo canal de suporte, caso o internauta tenha alguma dificuldade.

Maiores informações: http://www.antispam.br/admin/porta25/.

Fonte: CONVERGÊNCIA DIGITAL



Facebook Twitter LinkedIn Google+ WhatsApp Gmail Email Print



voltar



ATENDIMENTO

Estamos prontos para atender

Tenha a melhor solução para o seu negócio

WhatsApp: (21)99973-5783

CHAT

Fale conosco