News

17/05/2004 - OMS espera aprovar plano antiobesidade na próxima semana

Reuters

GENEBRA, Suíça - A Organização Mundial de Saúde (OMS) espera que seu projeto para deter a obesidade no planeta seja formalmente adotado na próxima semana, disse nesta sexta-feira o diretor-geral da agência da ONU.

Lee Jong-Wook afirmou que o esboço da Estratégia Global sobre Dieta, Atividade Física e Saúde ganhou amplo apoio, incluindo um grande número de países produtores e consumidores de açúcar.

A assembléia da OMS, que durará uma semana, será aberta na próxima segunda-feira e o debate sobre dieta está previsto para ocorrer na quarta-feira.

- Os pontos essenciais da estratégia são comer mais vegetais, frutas e alimentos com baixo índice de gordura e fazer mais exercícios. Eu realmente não vejo problema com essa estratégia - disse Lee.

Apesar do otimismo do diretor-geral, diplomatas afirmaram que alguns países produtores de açúcar, como Brasil, Cuba e Ilhas Maurício, ainda estão fazendo lobby contra a proposta, enquanto os Estados Unidos parecem prontos "para viver com ela".

Ativistas acusam a OMS de fazer concessões aos EUA e à indústria alimentícia depois que a proposta de plano, que foi tema de discussões por dois anos, ter sido bastante diluída no início de 2004.

A proposta ainda recomenda que as pessoas limitem a ingestão de gorduras, açúcar e sal - culpadas por doenças do coração, diabetes tipo 2 e algumas formas de câncer - mas mão mais aponta alvos específicos do combate à obesidade, conforme recomendado por especialistas em nutrição.



Facebook Twitter LinkedIn Google+ WhatsApp Gmail Email Print



voltar



ATENDIMENTO

Estamos prontos para atender

Tenha a melhor solução para o seu negócio

Ligue: 0800 606 6047

WhatsApp - (21)99973-5783


Vídeo Conferência - https://whereby.com/doctorsac