News

05/06/2015 - No Dia Mundial da Luta contra Aids, ONU lança novo plano de combate à doença

Agências Internacionais

LONDRES - A ONU divulga nesta segunda-feira, Dia Mundial de Luta contra a Aids, um novo plano global para fornecer medicamentos antiretrovirais a três milhões de portadores do vírus HIV até o fim do ano de 2005. A campanha intitulada '3 x 5'vai custar cerca de US$ 5,5 bilhões e terá como alvo pessoas infectadas nos países mais pobres.

A campanha está sendo organizada por três agências da ONU: OMS, UnAids e o Fundo Global de Luta contra Aids, TB e Malária. Na semana passada, a UnAids e a OMS alertaram que a Aids ainda se dissemina e muitos países estão prestes a enfrentar uma nova epidemia. O número de novos casos relatados de infecções aumentou acentuadamente na China, Índia, Indonésia e Rússia, devido, em parte, ao isso de drogas injetáveis e sexo sem proteção

Estima-se que existam hoje 40 milhões de pessoas infectadas pelo vírus HIV em todo o mundo e que cerca de 14 mil são infectadas todos os dias. Quase uma em cada três portadoras do vírus HIV vive no Sul da África Subsaariana. Três em cada quatro pessoas que morreram com a doença viviam nessa parte do mundo. Só este ano, três milhões de pessoas morreram vítimas da Aids. Os medicamentos do coquetel têm permitido que a maioria dos pacientes soropositivos tenham uma vida normal e não desenvolvam os sintomas associados à Aids. O tratamento com essas drogas está amplamente disponível nos países ricos, mas raramente nas nações pobres, sobretudo da Ásia e da África.

Em uma mensagem para marcar o dia, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), o médico Lee Jong-Wook, disse que a Aids é a mais séria questão de saúde que o mundo enfrenta hoje.

- As vidas de milhões de pessoas estão em jogo. Esta estratégia exige esforços maciços e não-convencionais para assegurar que elas sobrevivam - disse Jong-Wook.



Facebook Twitter LinkedIn Google+ WhatsApp Gmail Email Print



voltar



ATENDIMENTO

Estamos prontos para atender

Tenha a melhor solução para o seu negócio

WhatsApp: (21)99973-5783

CHAT

Fale conosco