News

03/09/2015 - Google, Cisco e Microsoft se aliam para criar formato de vídeo open source

Alliance for Open Media traz também outros grandes nomes como Amazon, Intel, Netflix e Mozilla. Apple fica de fora da empreitada

Sete gigantes de TI se uniram para criar um novo padrão open source para entrega de vídeos online. Google, Cisco, Microsoft, Amazon, Intel, Netflix e Mozilla anunciaram na terça-feira (01/09) a Alliance for Open Media.

O consórcio prevê o desenvolvimento de um codec em código aberto e livres de royalties para prover streaming de vídeos em alta qualidade através de aparelhos em diversos formatos.

Aparentemente, o esforço é mais um empurrão da indústria para acabar com o Flash, que já sofre restrições em navegadores como Firefox e Chrome, além de diversas críticas de segurança.

O formato criado tem a ambição de ser uma ferramenta para as maiores companhias deixarem de lado a ferramenta da Adobe na oferta de conteúdo de vídeo em streaming. De acordo com a Mozilla, o codec será lançado sob licença Apache 2.0.

Como é livre de royalties, virtualmente, qualquer um poderá usar o formato em seus próprios softwares. A aliança está recrutando outras organizações interessadas em distribuição de conteúdos em vídeo para ingressarem no projeto e ajudar no desenvolvimento da solução.

Muitas das empresas que fundaram a Alliance for Open Media já haviam desenvolvido codecs proprietários. A ideia é que as ferramentas já desenvolvidas sejam combinadas em uma base para a criação de um padrão aberto e gratuito.

O site do grupo lista alguns objetivos esperados para o novo formato. A empresa que entregar algo capaz de entregar streamings de vídeo em alta qualidade e tempo real que trabalhem em praticamente qualquer dispositivo. A ideia é que trabalhe também tanto em âmbito corporativo quanto com conteúdos gerados por usuários.

Vale notar que uma importante empresa de distribuição de conteúdo não ingressou (pelo menos nessa primeira fase) na empreitada: Apple. Outra ausência notada é o Facebook, que tem ampliado o foco do conteúdo em vídeo.


Fonte: http://computerworld.com.br/google-cisco-e-microsoft-se-aliam-para-criar-formato-de-video-open-source



Facebook Twitter LinkedIn Google+ WhatsApp Gmail Email Print



voltar



ATENDIMENTO

Estamos prontos para atender

Tenha a melhor solução para o seu negócio

WhatsApp: (21)99973-5783

CHAT

Fale conosco