News

09/08/2010 - Gigantes da telefonia brigam pelo mercado de smartphone

Blackberry segue liderando o mercado, com 33% das vendas, seguido de Android, com 27%; Apple fica em terceiro lugar, com 23%.
Quando há justamente um ano que o Google e a Apple romperam relações, não só as duas foram surpreendidas. Agora, com os dados em mãos, entende-se, em grande parte, onde estava o ponto de atrito e porque cada uma decidiu seguir sozinha. O sistema operacional desenvolvido para telefones interativos, não só está voltado apenas para o IPhone, mas igualmente para o Blackberry.

As vendas dos dispositivos, que usam o Android como plataforma, estão crescendo tão rápido que superaram o gadget da Apple. As últimas pesquisas publicadas pelo Nielsen Co. revelam que 27% dos novos compradores de smartphones preferem o Google, frente aos 23% que disseram ser do clube da Grande Maçã.

Blackberry segue líder no mercado, com 33% das vendas, mas sua quota de mercado caiu. Android se aproxima muito rápido, enquanto que a Apple fica em terceiro lugar. Em escala global, o iOS, que dá vida ao IPhone, segue atrás do Google, mas os analistas dizem que isto é questão de poucos meses.

A fome por estes telefones, segundo o executivo da Nielsen, Roger Etner, é enorme. Ele explica que a vantagem do Google sobre os outros é que o Android está em uma série muito mais ampla de aparelhos e não se apóia em um único modelo, como o iPhone, ou na oferta limitada, como é o caso do Blackberry.

Em escala mundial, no setor de vendas de aparelhos, a receita do Google pelo Android cresceu 886% no final do segundo trimestre, o que dá uma idéia de que a empresa está avançando em uma área que a Nokia lidera.

Já em termos gerais, o mercado de smartphones, principalmente nos Estados Unidos, cresceu 41% no último ano, com marca de 14,7 milhões de unidades vendidas. Contudo, uma coisa é o faturamento das vendas e outra é o que os usuários sentem. A pesquisa do Nielsen Co. revelou, também, que 71% dos proprietários de Android o comprariam de novo. No caso, a Apple obteve 89% de aceitação dos usuários, frente à Blackberry, que registrou somente 42% dos clientes satisfeitos.

Para preservar sua posição neste segmento de mercado, a canadense Research in Motion (RIM) necessita reagir rápido para não acabar como a Microsoft. A fabricante da Blackberry apresentou na última sexta-feira (30) a versão de seu sistema operacional e lançou outro dispositivo, com tela e teclado touch, batizado de Torch 9800.

Fonte: IPNEWS



Facebook Twitter LinkedIn Google+ WhatsApp Gmail Email Print



voltar



ATENDIMENTO

Estamos prontos para atender

Tenha a melhor solução para o seu negócio

WhatsApp: (21)99973-5783

CHAT

Fale conosco