News

31/08/2015 - Desenvolvedores de apps devem buscar abordagem flexível multiplataforma

Pesquisa da Progress destaca importância de criar soluções orientadas à experiência do usuário como o ponto crítico da estratégia
Da Redação
31 de Agosto de 2015 - 14h58
White Papers

O desenvolvimento de apps está em franca evolução. O cenário, contudo, ainda se caracteriza por uma grande número de incertezas. Um levantamento conduzido pela Progress junto a 3 mil profissionais de TI reforça o interesse cada vez maior do mercado pela definição de processos e ferramentas projetadas de olho em um ambiente que envolve múltiplas plataformas e mira a experiência do usuário como o ponto mais crítico da estratégia.

A principal conclusão da pesquisa, que ouviu mais de 3 mil profissionais, é que os desenvolvedores precisam de ferramentas e processos adequados para avançarem nos seus esforços na criação de aplicações móveis.

Segundo o relatório, mais da metade (57%) dos programadores nunca construiu uma aplicação móvel. O percentual mostra que a criação de apps para dispositivos móveis é uma tarefa altamente especializada.


Está claro que a comunidade de desenvolvedores como um todo precisa de ferramentas e processos mais fáceis de usar para avançarem nos esforços de desenvolvimento móvel de um modo mais efetivo, indica o levantamento.

As principais conclusões do estudo incluem:

1. Atraso na entrega devido a recursos limitados. Embora o interesse no uso de aplicações móveis entre consumidores e empresas continue a crescer, a adoção e desenvolvimento de aplicações móveis estão mais lentos do que o esperado. 57% dos desenvolvedores ainda são calouros no desenvolvimento de aplicações ou nunca construíram uma aplicação móvel. Em paralelo, 47% dos desenvolvedores entrevistados desenvolveram, em média, apenas uma aplicação móvel funcional por ano. Alguns, nem isso.

A falta de processos definidos é também um dos obstáculos pelo caminho. Os desenvolvedores móveis expressaram frustração sobre as restrições e mudanças tecnológicas e práticas de desenvolvimento (16%). Além disso, eles precisam enfrentar uma gama de inibidores, tais como a falta de tempo (19%) e a falta de ferramentas (15%), além de restrições orçamentárias.

2. Desenvolver apps atraentes é a chave para o sucesso. A melhoria da eficiência operacional foi citada mais frequentemente pelos entrevistados como uma das razões chaves para se construir aplicações móveis. Outros motivadores incluem a criação de novas oportunidades de receitas (39%), o aumento da produtividade dos colaboradores (38%), a melhora dos serviços ao cliente (35%) e a busca de maior engajamento do cliente (34%).

3. As empresas ganham a partir de uma abordagem flexível multiplataforma. Ao mesmo tempo em que existem desenvolvedores frustrados com a falta de ferramentas disponíveis e as frequentes mudanças de práticas de desenvolvimento, a maioria dos desenvolvedores não tem um sentimento francamente predominante em relação às abordagens para a construção de aplicações móveis. Seja como for, a abordagem híbrida é a preferida (33%), seguida pela nativa (25%) e web (19%), mostrando que a linha divisória entre tais preferências é bastante estreita.

De acordo com o estudo, os desenvolvedores também estão construindo em todas as plataformas. 76% dos respondentes desenvolvem para Android, 63% para iOS e 40% para Windows Phone. Entre os que desenvolvem para iOS, 83% também o fazem para Android. Embora o desenvolvimento multi-plataforma seja uma exigência para a maioria das aplicações B2B e B2E, esse é um dos maiores desafios – 36% dos entrevistados listaram o desenvolvimento multiplataforma como a parte mais desafiadora do processo de construção de apps, atrelada à necessidade de se fornecer uma interface de usuário limpa.

4. Novos desafios no horizonte. Olhando em perspectiva, os entrevistados contemplam o desenvolvimento de um mix de plataformas que não se limitam ao ambiente móvel. Incluem-se aí as plataformas web (87%), desktop (62%), IoT (22%) wearables (6%) e outros.

Fonte: http://computerworld.com.br/desenvolvedores-de-apps-devem-buscar-abordagem-flexivel-multiplataforma



Facebook Twitter LinkedIn Google+ WhatsApp Gmail Email Print



voltar



ATENDIMENTO

Estamos prontos para atender

Tenha a melhor solução para o seu negócio

WhatsApp: (21)99973-5783

CHAT

Fale conosco