News

28/10/2015 - Confira aplicativos que convertem voz em texto e aprenda a usá-los

Converter voz em texto pode ajudar e escrever mensagens muito longas ou transcrever gravações de áudio. Existem alguns aplicativos que cumprem essa tarefa e facilitam o dia a dia. É o caso do Speech To Text Notepad,Google Keyboard e Dragon Dictation . Os três serviços podem ser utilizados para qualquer situação, desde gravar aulas até enviar emails, mandar mensagens pelo Facebook, Twitter e WhatsApp, sem precisar digitar.

Os apps para Android e iOS registram tudo o que é dito e transformam o recado de voz em palavras escritas. Simples assim. Confira abaixo como usar os aplicativos.

Dragon Dictation (grátis e disponível para dispositivos iOS 4.0 em diante)

Passo 1. Abra o aplicativo e clique no botão vermelho abaixo de Toque e fale, para gravar a voz. Em seguida, a tela Gravando vai aparecer indicando que o processo está sendo realizado com sucesso;

Passo 2. Ao concluir a gravação, basta clicar em Terminei. O mesmo botão serve para fazer pausas. Em seguida, o próprio app converte a voz em texto e carrega o conteúdo para uma tela (como mostra a foto abaixo).

É possível interromper a gravação a qualquer momento e começar tudo de novo, caso o usuário queira fazer alguma alteração ou corrigir algo durante a fala. Ao final, já com o texto convertido, o app permite a edição da mensagem antes que ela seja enviada a alguém.

O programa traz suporte para Twitter, Facebook, SMS e email, além de ter recurso de copiar o texto para que ele seja colado em qualquer outro aplicativo.

Speech To Text Notepad (grátis, disponível para dispositivos com Android 2.3 em diante)

Passo 1. Após a instalação, abra o app. Com a primeira tela exibida, toque sobre o ícone que representa um documento com um símbolo de "+", na parte superior à direita da tela (o botão anterior permite dar um nome à gravação, criando uma pasta). Uma nova tela vai se abrir, na qual será possível fazer a gravação de voz;


Passo 2. Nessa nova tela, há o ícone de um microfone na cor azul. Para começar a gravação, basta clicar nele e começar a falar. Antes disso, é bom certificar-se que o volume do microfone do seu dispositivo esteja alto e funcionando para que a captura de voz aconteça.

Enquanto a voz é capturada, a cor do microfone muda para vermelho, indicando que o processo está sendo bem sucedido. Também é possível pausar a gravação a qualquer momento, basta clicar novamente no ícone do microfone vermelho.

Passo 3. Note que a área de texto é exibida durante todo o processo de gravação, permitindo que o usuário faça qualquer alteração. É possível, portanto, corrigir falas mal entendidas pelo programa, pontuar frases e começar um novo parágrafo.

O Speech To Text Notepad permite salvar o arquivo criado no próprio dispositivo. É só clicar no ícone de disquete (segundo botão da esquerda para a direita), e guardar o conteúdo em uma pasta no cartão SD.

O usuário também pode compartilhar o arquivo de texto por e-mail, via redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn) e através de qualquer programa de mensagens instalado no dispositivo, além de copiar o texto e colar onde desejar.

Google Keyboard (grátis, disponível para dispositivos Android 4.0 e superior)

Passo 1. É preciso configurar o app para colocá-lo como substituto do teclado utilizado até o momento. Se é a primeira vez que ele é instalado, basta seguir as recomendações do próprio serviço enviadas na tela (todas em português). Em uma delas, é necessário selecionar a segunda opção, Português Brasil (Teclado do Google)", para ativar o programa;

Passo 2. Com o aplicativo configurado, abra qualquer aplicação que vai utilizar para escrever. No exemplo abaixo, usamos o app Yahoo Mail. Com o e-mail aberto, clique na área do corpo do texto após preencher o destinatário e o assunto da mensagem. Em seguida, o teclado será ativado. Clique no ícone do microfone para começar a gravar. É possível interromper a gravação a qualquer momento e observar a conversão em texto ser feita imediatamente;

Passo 3. Após a gravação, o usuário pode corrigir erros de captura de voz, pontuar frases e inserir parágrafos, emoticons e o que mais desejar no texto. Depois, é só enviar a mensagem para um destinatário ou até mesmo copiar o texto para mandar por SMS ou qualquer outra aplicação.

Pronto. Com estas ferramentas fica muito mais fácil enviar textos sem precisar perder tempo digitando. Baixe um dos programas e aproveite.


Fonte: http://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2015/10/confira-aplicativos-que-convertem-voz-em-texto-e-aprenda-usa-los.html



Facebook Twitter LinkedIn Google+ WhatsApp Gmail Email Print



voltar



ATENDIMENTO

Estamos prontos para atender

Tenha a melhor solução para o seu negócio

WhatsApp: (21)99973-5783

CHAT

Fale conosco