News

18/03/2005 - Cientistas descobrem método para fazer 'dormir' células cancerígenas

EFE
http://oglobo.globo.com/online/plantao/167303173.asp

LONDRES - Um grupo de cientistas descobriu uma forma de provocar um estado de coma permanente nas células cancerígenas, o que pode abrir caminho para um novo método para combater este mal que afeta milhões de pessoas no mundo. Trata-se de reativar um mecanismo natural de autodefesa pelo qual normalmente o organismo bloqueia a divisão das células portadoras de mutações perigosas, segundo um artigo publicado esta semana na revista "Cancer Research".

Em circunstâncias normais, o corpo humano tem a capacidade de impedir que as células afetadas por essas mutações se reproduzam ao colocá-las em um estado de coma.

Quando se trata do câncer, esse mecanismo parece ser desativado, o que faz com que as células se dividam em grande velocidade.

O novo estudo realizado por especialistas do Instituto de Investigação Marie Curie de Surrey, na Inglaterra, se concentrou em reativar esse sistema e conseguir fazer "dormir" as células cancerígenas.

A partir desse experimento, espera-se que uma nova técnica para o tratamento do câncer seja desenvolvida. Até agora as ferramentas que a Medicina dispõe consistem em matar as células malignas ou extirpá-las com cirurgia.

Depois de fazer experiências com um tipo de câncer mortal de pele chamado melanoma, os cientistas descobriram um gene, chamado TBx2, que desempenha um papel central em sabotar o mecanismo para frear a divisão das células.

Uma vez inutilizado esse gene as células portadoras do melanoma perderam sua capacidade de divisão.

Os especialistas vão analisar agora se a função do TBx2 se ativa somente com este tipo de câncer ou com todos.



Facebook Twitter LinkedIn Google+ WhatsApp Gmail Email Print



voltar



ATENDIMENTO

Estamos prontos para atender

Tenha a melhor solução para o seu negócio

Ligue: 0800 606 6047

WhatsApp - (21)99973-5783


Vídeo Conferência - https://whereby.com/doctorsac