News

27/10/2016 - Celular roubado ou furtado receberá SMS informando que é produto de crime

Uma excelente iniciativa adotada por uma delegacia da Polícia Civil do Rio de Janeiro poderá reduzir substancialmente a receptação de smartphones roubados, caso seja disseminada entre outras delegacias daquele Estado. A medida consiste em enviar uma mensagem de texto ao dispositivo, informando que o usuário está utilizando um celular roubado.

O chefe de polícia Carlos Leba, da 19ª DP, informa que a medida foi adotada em uma situação específica em que mais de 100 aparelhos foram roubados em um estabelecimento localizado na Tijuca. O juiz André Ricardo F. Ramos, da 28ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, concordou que as companhias de telefonia móvel enviassem uma mensagem de texto SMS e também pelo app mensageiro WhatsApp para todo celular roubado.

Celular roubado? Entenda como funciona:

A Polícia Civil do Rio de Janeiro envia uma mensagem SMS para o portador do dispositivo supostamente roubado.
Na mensagem consta que o usuário deverá comparecer imediatamente à delegacia para esclarecer, e apresentar a nota fiscal caso o aparelho tenha procedência comprovada.
Caso o usuário não compareça à delegacia de polícia para prestar esclarecimentos, e consequente devolução imediata do aparelho, estará automaticamente sendo responsabilizado pelo crime de receptação.
Após um período de cinco dias, o dispositivo será automaticamente bloqueado.
Isso é inédito! Não é algo que esteja normatizado. Para que isso seja uniformizado a prática tem que se consolidar. Vai acabar acontecendo, pois é algo de utilidade pública, opinou Carlos Leba.

Para que essa medida possa ser adotada por outras delegacias do estado do Rio de Janeiro e posteriormente em todo o nosso país, neste momento é necessária uma solicitação dos delegados junto à justiça. Cada caso é analisado separadamente.

Essa medida é muito interessante, uma vez que um grande número de pessoas possuem o hábito de comprarem smartphones celulares sem a exigência da nota fiscal, e em consequência disso, as pessoas possuem um aparelho fruto de um roubo sem tomar conhecimento.

Caso seja comprovado que o comprador do celular agiu de boa-fé, ele não será indiciado.


Fonte: http://optclean.com.br/celular-roubado-recebera-sms/



Facebook Twitter LinkedIn Google+ WhatsApp Gmail Email Print



voltar



ATENDIMENTO

Estamos prontos para atender

Tenha a melhor solução para o seu negócio

WhatsApp: (21)99973-5783

CHAT

Fale conosco