News

23/11/2006 - Brasil desponta como provedor de terceirização, diz Forrester

Segundo relatório da empresa de pesquisas e análise, mercado local exige muita atenção das companhias, o que explica a pouca exportação de serviços.

Um relatório recém-finalizado do Forrester Research defende que o Brasil é um dos destinos a ser considerados para serviços de terceirização offshore. Na visão do analista Willian Martorelli, o País tem "grandes possibilidades como uma destinação secundária, principalmente para companhias com interesses comerciais na principal economia da América Latina".
O documento destaca que mesmo que o Brasil ainda não seja um destino imediato como a Índia, existe um potencial muito grande para a expansão do setor de serviços para exportação. O alto nível de conhecimento do ambiente de mainframes, uma economia robusta, compatibilidade cultural com os Estados Unidos e a proximidade geográfica com o maior mercado comprador de tecnologia do mundo são os pontos-fortes indicados.

No entanto, de acordo com o documento, o Brasil não consegue exportar um grande volume de serviços de TI porque os fornecedores aqui instalados precisam dedicar uma grande atenção ao mercado interno. Além disso, os analistas destacam que o País ainda precisa aumentar o número de pessoas que falem inglês e investir em certificações reconhecidas internacionalmente (como CMM - capability maturity model - e COPC - customer operations performance center).

Outras críticas feitas do Brasil são a falta de apoio governamental (os altos impostos de importação e a inflexibilidade das leis trabalhistas são apontadas como empecilhos para um fortalecimento da indústria de exportação de serviços) e ao "jeitinho brasileiro". Para os analistas do Forrester, o aspecto cultural pode ser um problema - a fama de falta de pontualidade pode ser encarada como falta de seriedade, alertam.

Mesmo com ressalvas, a equipe de analistas do Forrester recomenda que o Brasil seja avaliado como destino de terceirização de serviços, especialmente para companhias com operações multinacionais e grande experiência em offshoring, que poderiam montar sua estruturas de oferta de serviços aqui.

Fonte: Computer World



Facebook Twitter LinkedIn Google+ WhatsApp Gmail Email Print



voltar



ATENDIMENTO

Estamos prontos para atender

Tenha a melhor solução para o seu negócio

Ligue: 0800 606 6047

WhatsApp - (21)99973-5783


Vídeo Conferência - https://whereby.com/doctorsac