Notícias

24/02/2016 - A nova era dos Smart Contacts

A comunicação com os clientes sempre foi um dos maiores desafios das empresas, desde o surgimento de nosso sistema econômico. Hoje, o desafio se intensifica, uma vez que os consumidores têm à sua disposição mais canais para se manifestar, mais maneiras de se informar e muita vontade de se expressar.

As ligações telefônicas são muito utilizadas como canal de relacionamento, mas elas têm uma limitação clara: usam apenas uma mídia (a voz) em um mundo multimídia. Vários meios digitais foram criados para suprir esta carência, e os mais populares hoje são os aplicativos móveis. No entanto, gerenciar vários aplicativos de múltiplas empresas está se tornando uma tarefa quase impossível para o consumidor. Qual seria então a saída?

Num futuro que já começa a se fazer presente, os consumidores vão interagir com as empresas com a mesma facilidade com que interagem com as pessoas, através do conceito de Smart Contacts: contatos de celular que entregam serviços, representam empresas e estabelecem com as pessoas uma conversa multimídia (com voz, imagens, áudio, vídeo e várias outras formas de interatividade). De um lado, o cliente; do outro, funcionários ou até mesmo softwares capazes de interpretar a linguagem das pessoas e respondê-las automaticamente de maneira natural.

Os smart contacts chegam para consolidar e simplificar a experiência do usuário na comunicação com empresas via smartphone, uma vez que as pessoas estão muito mais habituadas a procurar por (e memorizar) contatos do que URLs. Elas podem agir de maneira semelhante ao que fazem quando querem contatar uma empresa por telefone: basta acessar sua agenda (ou algum outro canal que lista smart contacts), selecionar a empresa e iniciar a conversa. Será igualmente fácil para o consumidor conversar com uma empresa de investimentos financeiros e com uma padaria; nada precisa ser baixado e ninguém precisa aprender a navegar por um aplicativo.

Tudo leva a crer que este será não apenas o futuro da comunicação empresarial, mas de toda a Internet. Acredito que os smart contacts representam uma quebra de paradigma semelhante à que ocorreu no surgimento dos navegadores web. Antes deles, a Internet era apenas um emaranhado de códigos e dados que apenas técnicos conseguiam explorar. Os browsers e a linguagem HTML surgiram para ordenar toda aquela informação e tornar o uso da internet mais simples e intuitivo. Este também será o papel dos smart contacts: utilizar as vantagens e a simplicidade do sistema digital de troca de mensagens para facilitar o acesso à informação, substituindo os sistemas complexos de busca, e potencializar a comunicação entre pessoas e entidades, que hoje acontece de forma fragmentada em canais diversos.

Quando a popularização dos smart contacts se concretizar, as pessoas poderão resolver qualquer tipo de problema e ter acesso a qualquer tipo de informação via troca de mensagens em uma interface única. As empresas de todos os setores precisam começar a estudar esta tendência e preparar suas estratégias para este futuro promissor dos smart contacts.

Roberto Costa de Oliveira, da Take.net



Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Gmail



voltar

Whatsapp da Doctor SAC


ATENDIMENTO

Estamos prontos para atender

Tenha a melhor solução para o seu negócio

0800 606 6047