News

20/09/2006 - A Era da Revolução

Guilherme Hummel, da HIMSS, afirma que vivemos o início de uma nova época, que substituirá a era da informação

Na palestra que encerrou o terceiro dia do Saúde Business Fórum, Guilherme Hummel, membro da Health Information Management Systems Society (HIMSS) apresentou a palestra E- Health: Como as TICs estão salvando os custos, salvando vidas e salvando o mercado de saúde ao redor do mundo – As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) transformando a sociedade médica, o poder público e a mentalidade do usuário de serviços de saúde. Para o palestrante, não se discute mais a necessidade de adoção destas ferramentas. A adoção de TICs é irreversível. Antes, as coisas fluíam numa velocidade de cruzeiro e hoje, é incontrolável. Quem estiver fora deste bonde não estará no Saúde Business Fórum 2008.

Como exemplo de uso inteligente das TICs, foi citado o case de Andaluzia, na Espanha. Com 7,6 milhões de habitantes, a província implantou com sucesso os smart cards, que permitem o acompanhamento do paciente da consulta à compra do medicamento. O médico controla o paciente e é controlado pelo sistema público. Acredito que isso possa ser viável no Brasil nos próximos dez anos.
Este é também o objetivo do cartão SUS, que, 10 anos após o início de sua implantação, atingiu apenas 25 milhões de usuários e não se comunica com todos os elos da cadeia. É uma balela, funciona só como registro. O cartão SUS continua sendo só a carteirinha de atendimento.

Alemanha e Áustria também seguem o exemplo e, o próximo passo, será a interoperabilidade na Europa. Todos os mundos separados vão conversar entre si. É uma visão logística para a Europa.

Hummel aponta para uma nova era, em que a informação dará lugar à revolução. Num mundo globalizado, o Estado tem uma limitação para impactar as transformações. Ele pode acelerar ou desacelerar os processos, mas não impedi-los.

Cylene Souza é repórter da Fornecedores Hospitalares e do Saúde Business Web.
Email: csouza@itmidia.com.br

Fonte: Saúde Business



Facebook Twitter LinkedIn Google+ WhatsApp Gmail Email Print



voltar



ATENDIMENTO

Estamos prontos para atender

Tenha a melhor solução para o seu negócio

Ligue: 0800 606 6047

WhatsApp - (21)99973-5783


Vídeo Conferência - https://whereby.com/doctorsac