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23/09/2015 - 25 ferramentas do #Google para potencializar o marketing e disparar as vendas

Em clima de lançamento do livro "101 ferramentas para Google Marketing" - Minha autoria, eu organizei nessa postagem 25 ferramentas do Google para potencializar o marketing e disparar as vendas, como uma forma de iniciar você nesse imenso universo de soluções do Google, que muitas pessoas nem imaginam que existe.
1. Google Trends

Uma ótima ferramenta na parte de planejamento estratégico de campanhas. Nos possibilita conhecer o volume de busca de termos selecionado por nós, filtrado por períodos específicos de tempo e por localização.

Link para o Google Trends: https://www.google.com/trends/
2. Google Meu Negócio

Na teoria é apenas o Google Plus, Google Maps e o AdWords unidos em uma só plataforma, mas na prática é algo muito maior do que isso.

O conceito do Google Meu Negócio é estreitar o relacionamento entre usuários e empresas através da internet combinado com geolocalização, em uma plataforma social.

Talvez você não tenha se dado conta mas certamente já tenha usufruído dos benefícios do Google Meu Negócio, principalmente se você faz pesquisas através do seu smartphone.

Você já fez uma pesquisa em que o resultado foram empresas próxima de você, onde o Google oferece a rota mais fácil desses chegar até lá, oferece a opção de você ligar para essa empresa com apenas um toque na tela do seu celular ou muitas vezes ainda avisa os horários de funcionamento dessas empresas – sem contar com as avaliações e comentários de pessoas que já usaram ou adquiriram os produtos e serviços dessas empresas listadas?

Então, esse resultado é personalizado para você, no horário em que você buscou e na localização em que você se encontrava.

Link para o Google Meu Negócio: http://www.google.com/intl/pt-BR/business/
3. Page Speed Insight

Nessa plataforma você insere a URL do seu site e fica sabendo como o Google avalia a velocidade da entrega do conteúdo do seu site e a qualidade do código fonte do mesmo. Juntamente com a avaliação feita, o Google entrega uma lista com alguns itens do seu site que você pode ajustar para melhorar a experiência dos usuários.

Sabendo que o Google leva em conta os aspectos de boa experiência de usuário e velocidade do site para formar o seu ranking, essa é uma ótima ferramenta de apoio para as pessoas que estão buscando melhor posicionar o seu site nas pesquisas do buscador.

Link para o Google Page Speed Insights: https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/
4. Google Safe Browsing

Nada mais é do que o Google certificando que o seu site é seguro para a navegação dos usuários. Coloque um link do Google Safe Browsing no rodapé do seu site e ganhe maior credibilidade com seus usuários.

Link para o Google Safe Browsing: http://www.google.com/transparencyreport/safebrowsing/?hl=pt-BR
5. A trajetória do cliente

Ainda disponível apenas na versão em inglês, essa ferramenta de insights do Google te mostra a trajetória do processo de compra dos usuários de vários lugares do mundo.

Uma boa ferramenta para se compreender os fatores que levam os usuários a efetivar uma compra. Assim você pode aperfeiçoar as suas campanhas de marketing.

Link Para a Trajetória do Cliente: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tools/customer-journey-to-online-purchase.html
6. O valor do mobile para sua empresa

Essa é uma ferramenta muito bacana que mostra o valor e o volume de negócios que as plataformas mobile geram para a sua empresa.

Com esses dados você consegue definir se é válido ou não investir energia e verbas em campanhas focadas nas plataformas mobile.

Link para O Valor do Mobile para a sua Empresa: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tools/full-value-of-mobile-calculator.html
7. Our Mobile Planet

Uma forma muito eficaz para profissionais e empresas criarem apresentações embasadas de números, dados e argumentos para defender os investimentos e a utilização das plataformas mobile nas empresas.

Link para Our Mobile Planet: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tools/our-mobile-planet.html
8. Mobile In The Purchase Journey

Você já percebeu que o celular alterou a maneira de consumo não apenas na internet, mas de um modo geral?

Nessa plataforma você consegue criar gráficos e fazer pesquisas de como o celular está influenciando no processo de compra das pessoas do mundo todo, ou de uma determinada região escolhida por você.

Link para Mobile In The Purchase Journey: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tools/mobile-purchase-journey.html
9. Google Search Console (antigo Web Master Tools)

Uma ferramenta indispensável para quem buscar as primeiras colocações nas pesquisas do Google.

Com esta ferramenta você vai conhecer, monitorar e aperfeiçoar a maneira como o Google encontra, lê e indexa o seu site.

Link para o Google Search Console: https://www.google.com/webmasters/tools/home?hl=pt-BR
10. Google Merchant Center

Ferramenta de busca e comparação de preços e produtos semelhante ao Buscapé. Não era muito utilizada até certo tempo atrás, mas vem ganhando notoriedade nos dias de hoje.

Divulgue uma lista de produtos da sua loja virtual com detalhes, fotos, títulos personalizados e valores de maneira automatizada.

Julga-se hoje que o Google Merchant seja uma ferramenta indispensável para lojas virtuais.

Link para o Google Merchant Center: https://support.google.com/merchants/answer/188493?hl=pt-BR
11. Blogger

Já foi uma das melhores opções de plataforma de blog, mas perdeu sua posição com a chegada do wordpress. Mesmo assim, no fator custo-benefício não é uma ferramenta ruim, pois é gratuita e vem integrada de fábrica com várias ferramentas do Google como por exemplo o Analytics e o AdSense.

Existe uma teoria de que por ser uma ferramenta do Google, o Blogger leva vantagem sobre outras ferramentas no quesito indexação e SEO, porém não existe prova concreta disso.

Link para o Blogger: https://www.blogger.com/home
12. Google Analytics

É uma ferramenta obrigatória para sites, blogs, lojas virtuais ou qualquer outra plataforma online, pois possibilita conhecer a origem e o comportamento dos usuários do seu site, e extrair informações importantes para as suas estratégias de conteúdo, divulgação ou até mesmo para a arquitetura de informação do seu site.

Link para o Google Analytics: http://www.google.com/analytics/
13. Feed Burner

Uma maneira inteligente de entregar os feeds de atualizações do seu blog ou site, pois possibilita que o assinante escolha receber o conteúdo através de RSS ou através de e-mail.

A ferramenta vem sendo deixada de lado, sendo substituída por ferramentas de Feed RRS mais avançadas, e por ferramentas de e-mail marketing profissionais. Mas ainda continua a ser uma boa opção para quem está iniciando um blog, ou tem pouco conhecimento e pouco dinheiro para contratar ferramentas profissionais.

Link para o Feed Burner: https://feedburner.google.com/fb/a/myfeeds
14. Google Cloud Platform

A ferramenta oferece infraestrutura para programadores rodarem sites e aplicações em máquinas virtuais do Google, com uma ampla gama de ferramentas e suportes a diversas linguagens.

No presente momento em que esse material está sendo desenvolvido, o Google oferece 60 dias de teste gratuito para os desenvolvedores que queiram testar a sua ferramenta, em um crédito total dos serviços de 300$.

Link para o Google Cloud Platform: https://cloud.google.com/
15. Rich Media Gallery

Uma excelente ferramenta de suporte para profissionais de criação de banners de anúncios em imagens e animação.

Acessando o Rich Media Gallery é possível encontrar diversas ferramentas, recursos, informações de formatos de telas, e templates padrões.

Link para o Rich Media Gallery: http://www.richmediagallery.com/
16. Keyword Planner

O planejador de palavras-chave do Google é o bom e velho amigo de todo marqueteiro digital.

Com ele é possível encontrar novos termos e grupos de anúncios relacionados ao seu negócio, como também saber um pouco sobre o volume de busca desses termos. Indispensável para campanhas de AdWords e SEO.

Link para o Keyword Planner: https://adwords.google.com.br/KeywordPlanner
17. Google AdWords

Precisando de novos clientes amanhã? O Google AdWords faz isso por você.

Em mais de 10 anos de mercado não conheci outra ferramenta que, se trabalhada da maneira correta, consiga entregar melhores resultados em performance do que o Google AdWords.

Essa plataforma de anúncios do Google possibilita que você ofereça o seu produto ou serviço no exato momento em que o usuário esteja buscando por ele.

Link para o Google AdWords: https://www.google.com.br/adwords/
18. Rede de Display Google

Resumidamente essa ferramenta possibilita que você anuncie os seus serviços ou os seus produtos em diversos formatos como texto, banners e vídeos, dentro de uma infinidade de canais e portais da Web que são altamente relevantes para seu público ou estreitamente relacionados ao seu negócio.

Link para a Rede de Display do Google: http://www.google.com.br/ads/displaynetwork/
19. Google Remarketing

Uma maneira de você alcançar pessoas que já acessaram seu site ou sua loja virtual através de anúncios espalhados pela Web, buscando com que elas concluam o processo de compra ou cadastro, aumentando assim a conversão do seu site ou loja virtual.

Quem nunca acessou a Netshoes, Decolar.com ou Mercado Livre e não se sentiu perseguido por tal produto ou serviço que estava pesquisando em uma dessas lojas?

Link para o Google Remarketing: https://www.google.com.br/ads/innovations/remarketing.html
20. Google Correlate

Uma ferramenta interessante para planejamento e pesquisa de termos relacionados.

Você simplesmente seleciona a localização e insere um termo de pesquisa. Então o Google te entrega uma lista de assuntos relacionados ao termo de busca que você escolheu na localização selecionada.

Também é possível fazer uma breve comparação de volume de busca do termo selecionado e suas relações ao longo dos anos.

Link para o Google Correlate: http://www.google.com/trends/correlate
21. Hangouts On Air

Uma ferramenta maravilhosa que te possibilita a transmissão do seu próprio programa ao vivo para todo o mundo.

Você pode ter seu próprio programa de entrevistas, seminário on-line ou oferecer aulas ao vivo. Tudo isso gratuitamente e sem necessidade de instalação de mega softwares em seu computador.

Link para o Hangouts on Air: http://www.google.com/intl/pt-BR_ALL/+/learnmore/hangouts/onair.html
22. Tradutor De Sites

Você precisa oferecer a opção de outros idiomas em seu site, loja virtual ou blog, mas está com orçamento apertado? O tradutor de sites do Google pode ser uma alternativa, por ser gratuita, mas não garante uma boa tradução.

Link para o Tradutor de Sites do Google: https://translate.google.com/manager/website/
23. Google Alerts

Você seleciona alguns assuntos do seu interesse para monitorar na web e o Google envia para você através de e-mail todas as novidades que ele rastrear na internet que estejam relacionadas a esses assuntos do seu interesse.

Link para o Google Alerts: https://www.google.com.br/alerts
24. Trends Dashbord YouTube

Uma ferramenta poderosa, mas pouco usada entre os vlogueiros e os blogueiros. Principalmente os iniciantes.

Basicamente é possível conhecer os top assuntos do momento no YouTube, filtrados por localização, idade e gêneros masculino ou feminino. Com essa opção de monitoramento é possível você saber qual é o conteúdo mais consumido pelo seu público, e assim oferecer aquilo que ele gosta.

Link para o Trends Dashbord Youtube: https://www.youtube.com/trendsdashboard?gl=BR&hl=pt
25. Google Shortner

Simplificando, é o encurtador de URL do Google. Com ele é possível mensurar os cliques obtidos em cima dessa url encurtada, e as suas origens, além de criar automaticamente um Q.R Code.

Da mesma maneira que no blogger, existe o mito de que esse encurtador de URL facilitaria a indexação das páginas por ser um data-base do Google. Mas não existem provas desse fato.

Link para o Google Shortner: https://goo.gl/


Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/25-ferramentas-do-google-para-potencializar-o-marketing-e-disparar-as-vendas/90320/



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