Artigo

07/07/2015 - Marketing para produzir e vender mais.

Mas afinal, o que é marketing? Não podemos confundir marketing com aparições no horário nobre da TV GLOBO ou anúncios periódicos em jornal ou outros meios.

Fazer Marketing significa cuidar da imagem da empresa, certo ou errado ? Certo, porém é muito mais abrangente ( eu disse: muuuito mais abrangente ) possivelmente … muito mais abrangente do que a maioria poderá supor. Marketing é um conjunto de ações que vai do ato de idealizar um novo produto ou serviço, passando por todos os processos de imagem, produção, embalagem, logotipo, venda, entrega, cobrança, ter uma excelente assistência ao cliente; é ouvir o consumidor, é pesquisar, é encontrar soluções … é satisfazer o cliente em suas expectativas, é ter funcionários motivados para que assim possam atender muito bem ao cliente, é ter uma entrega dentro do prazo, é ter o produto anunciado disponível ao cliente, é vender um produto de qualidade, é fazer mais por menos… quanta coisa, não é mesmo ??? Propaganda e Publicidade fazem parte do marketing, assim como logística e distribuição, marketing institucional.

Neste primeiro artigo de Marketing, vamos apenas alertá-lo da exigência do mercado atual: o cliente quer comprar de uma empresa que ofereça produtos ou serviços de qualidade, bom preço (ótima relação custo/benefício) e que preste a ele uma assistência e atendimento exemplar e sabe do que mais ? Se empresa for preocupada e estiver participando de ações sociais junto a sua comunidade e respeitando o meio ambiente (através de projetos ou com produtos ecologicamente corretos) ganhará muitos pontos na cotação do cliente.

É o encantar o cliente, fazer mais do que ele espera ? Sim, isso mesmo! Ver o cliente como um cifrão é uma forma de espantá-lo para sempre, distinguir entre pequenos, médios e grandes é outro erro, o tratamento deve ser o melhor para todos, além disso as empresas devem participar de movimentos em sua comunidade e se preocuparem realmente com o meio ambiente.

O que você tem que fazer? Bem, se tudo isso é uma novidade para você, terá de fazer muita coisa.

O fundamental é pesquisa e planejamento. Procure responder estas perguntas:

Que tipo de produto ou serviço tenho para oferecer aos meus clientes?

Meus produtos ou sua produção agride a natureza?

Que tipo de cliente necessita deste produto/serviço ou poderia se interessar ?

Onde estão estes clientes ?

Minha empresa está num local de fácil acesso a estes clientes ?

Tenho forma eficazes para me aproximar destes clientes?

Que fatia tenho deste mercado?

Quais são os meus concorrentes e onde estão e como agem ?

Como está o produto/serviço/atendimento de meu concorrente ?/p>

O que posso melhor em meu produto/serviço/atendimento ?

Que diferenciais posso criar em relação concorrência ?

Como faço para me comunicar com o meu cliente atualmente ?

Como devo proceder para conquistar novos clientes ?

Minha empresa está preparada para o aumento de clientes/vendas? Nosso espaço físico é favorável ? Meu pessoal de atendimento está preparado?

Meu sistema de comunicação e banco de dados está atualizado?

Minha empresa está acompanhando as novas tecnologias e tendências?

Meu pessoal está agindo em conformidade com os objetivos da empresa?

De posse destas informações e de outras que fatalmente surgirão, baseando-se em reflexões profundas sobre elas, você estará em melhores condições para avaliar sua empresa. E, a partir daí, fazer as mudanças necessárias e só depois fazer promoções usando os meios de publicidade mais indicados ao seu caso específico, buscando atingir de forma mais certeira o público que deseja. ( Para quem não sabe para que porto vai não há vento favorável )

Analisar sua empresa como um todo é hoje uma obrigação, única forma de corrigir o rumo e ajustá-la aos padrões de exigências do mercado atual. Boa Sorte !!! ou melhor: Bons Negócios já que em se tratando de mercado contar com a sorte é ter tendências suicidas. Prepare-se: pesquise e planeje. E a CRISE???? Transforme-a em oportunidades e vá em frente.



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