Artigo

05/08/2015 - Eduardo Prado - Smart Convergence

As Operadoras de Telefonia Móvel serão o "Midas do Futuro". O negócio de Telefonia Móvel no futuro será um "pote de ouro" pois os celulares terão diversas utilidades e múltiplos serviços.

O telefone móvel no futuro trará a conveniência de voz e dados (em alta taxa de transmissão) para os usuários enquanto eles se locomovem e podem conectar-se na internet sem ter que ligar nenhum PC e em qualquer hora e a qualquer lugar. Então nada mais natural que negócios como TV no Celular e Música Digital sejam canalizados para eles.

Além disso, já está começando um interesse muito grande nos serviços corporativos diferenciados em celulares. Esta é uma onda antiga que vai tomar conta do mundo logo, logo. A BBC inglesa já está dando suas investidas na área.

Como o número de celulares no mundo está crescendo assustadoramente nada mais natural que várias corporações queiram utilizar o aparelho celular para prestar serviços para a sua comunidade capturando assim novos clientes e mantendo os já existentes.

No mundo, há um total de 1,8 bilhão de aparelhos segundo o Yankee Group. No Brasil temos 76,6 milhões atualmente - 19% (14,6 milhões) pós-pagos e 81% (62 milhões) pré-Pagos - e uma perspectiva que este número chegue a 88 milhões no final de 2005 segundo o site Teleco. Já o site Wikipedia fala em uma penetração de 41,62% no mercado brasileiro.

Telefone carteira

Entre os exemplos desta tendência, a NTT DoCoMo do Japão anunciou recentemente que em 2006 terá um cartão de crédito embutido nos seus celulares (sic!). Qual o objetivo? Fazer do Japão uma nação feliz em termos de crédito como a América do Norte e ainda construir um negócio extremamente lucrativo para a empresa.

A visão da DoCoMo pode estabelecer uma tendência nas Operadoras Móveis pelo mundo afora. No Japão a DoCoMo tem 49 milhões de clientes (1,7 vezes maior que a nossa Operadora Vivo com 28,5 milhões de clientes e maior Operadora Móvel da América Latina).

A DoCoMo espera que seu wallet phone vire as coisas de ponta-cabeça. A primeira versão deste "telefone carteira" foi lançada em julho de 2004 e podia armazenar até 450 dólares de crédito.

O telefone especial também pode armazenar números de algumas marcas de cartão de crédito utilizadas no Japão de tal forma que os usuários façam suas compras utilizando seus aparelhos celulares.

Em torno de 22 mil lojistas no Japão já instalaram dispositivos especiais nas suas caixas registradoras que podem receber o sinal do "telefone carteira". Em 2006 os japoneses vão poder pagar o seu metrô acenando seus telefones móveis em sensores especiais.

Copa do Mundo

Os fabricantes de celulares já estão olhando para uma nova tecnologia a ser utilizada nos "telefones carteira". A NFC (Near Field Communication) combina a famosa etiqueta RFID com a tecnologia sem fio. A Sony e a Phillips estão apostando muito na tecnologia NFC.

Entre outros exemplos de serviços de telefonia móvel despontando no mundo temos: aluguel de carros e serviços de empresas aéreas. A coisa ainda está pequena, mas muitos outros serviços virão.

Não pense que são apenas as corporações que estão apostando na Telefonia Móvel. As empresas de internet também estão. A Copa do Mundo de 2006 na Alemanha faz sua aposta que os Serviços Móveis de Valor Adicionado serão os grandes vencedores do campeonato.

Já tem gente bem na frente que resolveu apostar até no Mobile Marketing (um novo approach na publicidade). A fabricante de carros sueca Volvo já está nessa.

Dica: Coloque sua Corporação no Aparelho Celular e faça seu negócio prosperar bastante e conquistar novos clientes e mantendo os atuais.

Fonte: IDG Now



Facebook Twitter LinkedIn Google+ WhatsApp Gmail Email Print



voltar



ATENDIMENTO

Estamos prontos para atender

Tenha a melhor solução para o seu negócio

WhatsApp: (21)99973-5783

CHAT

Fale conosco